Da Prefeitura de João Pessoa
Foto: Dayse Eusébio (Prefeitura de João Pessoa)
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CMMU) se reuniu, na tarde desta sexta-feira (25), para discutir assuntos relacionados ao transporte público e trânsito de João Pessoa. Em pauta, também esteve a avaliação do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão, culminando na votação do novo valor da tarifa.
Levou-se em consideração, principalmente, o aumento de 46% no preço do óleo diesel e dos outros custos operacionais (rodagem, manutenção de peças e acessórios). Colocou-se em votação e foi aprovado, por 12 votos a 01, o novo valor tarifário de R$ 4,40, representando acréscimo de 6% ao preço anterior, índice inferior à inflação em 2021, que foi de 10,06%, e de outros insumos comuns como água, energia elétrica e gás.
“De forma democrática e transparente, após análise dos dados e números apresentados, quase a totalidade dos membros votou a favor deste reajuste, compreendendo o cenário socioeconômico presente e fazendo as previsões para o futuro. Além disso, também tivemos a oportunidade de elencar as melhorias que estamos programando já a curto prazo, sempre prezando com o objetivo máximo de melhorar a qualidade do transporte público para os pessoenses”, ressaltou George Morais, superintendente de Mobilidade de João Pessoa e presidente do CMMU. A nova tarifa passa a valer a partir deste sábado (26).
Entre as melhorias que vão ser postas em prática, a partir do que foi definido pelo Conselho durante a reunião, estão:
– Aumento de 364 para 386 o número de ônibus circulando;
– Aumento de 70 linhas para 74;
– Aumento de 2.600 para 2.760 viagens em dias úteis;
– Ampliação da integração temporal para uma hora a contar da leitura do cartão;
– Redução da idade média dos ônibus, de 9 para 6 anos.
– Melhoria na operação noturna, ampliando o horário de funcionamento de várias linhas;
– Melhoria na operação de finais de semana, especialmente aos domingos.