Do Agora RN
Foto: Acervo (UNIBUS RN)
O vereador professor Robério Paulino (Psol) afirmou que Natal é uma das capitais do país que cobra um dos maiores preços de passagem de transporte coletivo e tem uma das frotas mais antigas. Para ele, é preciso reestruturar a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) e promover licitação pública que garanta uma frota de veículos moderna, a um preço justo pela passagem.
Em suas redes sociais, Robério faz questão de divulgar e dar seu parecer acerca de situações que ferem os direitos dos cidadãos, como é os casos dos trabalhadores e estudantes que necessitam do transporte público para chegar em seus destinos e muitas vezes são submetidos a superlotações. Ele lembra que isso torna impossível o cumprimento de medidas de biossegurança, essenciais em tempos de pandemia de Covid-19, sem disponibilizar sequer álcool em gel para os passageiros.
“A questão da acessibilidade também é urgente. Recentemente, foi negado o direito de acesso ao transporte público a um trabalhador cadeirante, sob a alegação de que o elevador que auxilia pessoas com deficiência estava quebrado. São vários gargalos que precisam ser resolvidos. Sempre estou na linha de frente dos atos destas questões, como a que enfrentamos agora em 2022, solicitando ao Ministério Público a tomada de providências cabíveis a fim de garantir a continuidade da não cobrança de tarifa no circular da UFRN” reforçou.
No caso deste pleito, foi garantida a continuidade do livre acesso no circular da UFRN. Para o vereador, uma vitória necessária diante de tantas outras que possam garantir mobilidade urbana, assegurar transporte como direito social e qualidade de vida, tendo uma cidade com menos poluição devido ao menor número de veículos particulares na rua. Isso é priorizar a vida.
Comissão de transportes: Robério Paulino é membro da Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal de Natal. A função da comissão é analisar projetos e debater questões sobre o transporte público, mobilidade urbana e assuntos relativos aos modais de transporte e ao trânsito na área abrangente da Região Metropolitana de Natal. O colegiado também assegura ao cidadão participação nas discussões e sugestões de políticas públicas.
“Essa Comissão é fundamental e fiz questão de participar dela porque, mesmo antes de ser vereador, eu sempre defendi a bandeira do transporte público acessível e de qualidade para todos(as). Inclusive, já propus vários projetos de lei que apontam caminhos para a melhoria da mobilidade urbana em Natal”, argumentou Robério.
Um dos Projetos de Lei (PLs) propostos pelo vereador do Psol foi o que determina que apenas a STTU poderá modificar linhas e itinerários das linhas de ônibus em funcionamento na Capital. Isso, levando em consideração os interesses da secretaria e especialmente, das pessoas que utilizam o meio de transporte, além da proposição de Projeto de Lei que proíbe o acúmulo das funções de motorista de ônibus e cobradores.
“Tem também um projeto que defende o passe livre para profissionais da saúde vinculados ao SUS, durante o enfrentamento do Covid-19, bem como os agentes de Segurança Penitenciário, de Escolta e Vigilância Penitenciária e guardas municipais por exercerem atividades vinculados a Segurança Pública e de caráter intermitente”, disse Robério.