Trampolim da Vitória assume linhas D e E e operações da Parnamirim Field chegam ao fim

Por UNIBUS RN

Fotos: Lucas Ewerton e Matheus Felipe

A empresa Trampolim da Vitória assumiu as operações das linhas D (Parque Industrial/Natal) e Emaús (Emaús/Natal) na última sexta-feira (11 de fevereiro). As linhas eram de responsabilidade da empresa Parnamirim Field, que teve suas operações encerradas. O contrato do Estado com a Field foi caducado no final de 2021.

A suspensão da empresa foi determinada pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER/RN), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura (SIN), responsável por gerir o setor de transporte público no estado.

A publicação do termo de caducidade ocorreu no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 28 de dezembro de 2021, e na prática determina a extinção dos contratos de concessão das linhas pelo Estado à empresa Parnamirim Field. Apesar da determinação, a empresa continuou em atuação.

Segundo o DER/RN, empresas que também já atuam no sistema intermunicipal foram consultadas para operar as linhas da Field. Inicialmente, a Santa Maria recebeu a autorização das operações, mas não deu início às atividades. Com isso, a Trampolim da Vitória foi chamada para operar, iniciando assim as atividades.

De acordo com o diretor geral do DER/RN, Manoel Marques, a determinação da caducidade ocorreu devido à má qualidade na prestação dos serviços pela Parnamirim Field. “Foram feitas várias tentativas para que a empresa se adequasse”, afirmou ao portal UNIBUS RN.

Histórico

A Parnamirim Field foi criada em meados de 2010, após uma cisão empresarial da Trampolim da Vitória. Com a venda da Trampolim para o grupo pernambucano das empresas Itamaracá e Cidade Alta, um dos sócios preferiu seguir a diante com sua própria empresa, criando assim a Field.

Através de uma parceria administrativa, a Field iniciou suas atividades dividindo sua garagem e estrutura administrativa com a empresa Cidade das Dunas. Posteriormente, também recebeu apoio da Santa Maria. Com o passar dos anos e o agravamento da crise do setor de transportes, a empresa foi duramente afetada, e sem conseguir disponibilizar veículos em suas linhas, passou a receber ônibus das duas empresas com quem mantinha as parcerias – Cidade das Dunas e Santa Maria.

Pela falta de veículos disponíveis para a operação, a Field já chegou a ter suas linhas operadas pela Trampolim em outro momento, mas foi socorrida pelas empresas parceiras, que cederam veículos para suas operações.

Com a publicação do termo de caducidade, é improvável o retorno da empresa às atividades.

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