Do Portal Mercado & Eventos
Foto: Camila Souza (Governo da Bahia)
O aumento de casos de Covid-19 neste início de 2022, resultado da variante Ômicron, freou o ritmo de retomada no mercado de passagens rodoviárias no país – especialmente a partir da segunda semana de janeiro. De acordo com dados da plataforma BuscaOnibus, que oferece serviço de comparação de preços, o resultado ficou em média 20% abaixo do que a expectativa prevista para o primeiro mês do ano, geralmente de férias.
Apesar dos resultados no início de 2022, o setor acredita que nos próximos meses deverá voltar a registrar números pré-pandemia. “A variante ômicron influenciou a decisão de viajantes, que deixaram de fazer pesquisas de passagens no período. Isso se refletiu com a queda de cerca de 20% no volume de buscas que estávamos prevendo para janeiro, levando em consideração os dados da temporada 2019/2020 e o comportamento do usuário”, explica José Almeida, CEO do BuscaOnibus.
O resultado freia um pouco o otimismo no setor, que desde o final de 2021 vinha se recuperando aos poucos da queda em função da Covid-19, mas a tendência é que, nos próximos meses, a busca por passagens rodoviárias volte a apresentar bons resultados e se aproximar dos patamares pré-pandemia.
“A tendência é que para fevereiro e a semana de Carnaval o movimento no setor volte a apresentar recuperação, como estava acontecendo no final de 2021. O momento mais crítico foi na segunda semana de janeiro, quando a estimativa ficou 23% abaixo do esperado – na última semana de janeiro, o impacto foi menor, com redução em torno de 17%”, detalha Almeida.