Prefeitura de Mossoró anuncia ampliação de linhas de ônibus

Da Prefeitura de Mossoró
Foto: Allan Phablo (Prefeitura de Mossoró)

O lançamento do plano de ampliação do transporte público contou com a assinatura do termo aditivo que viabiliza a ampliação do sistema no município. O prefeito Allyson Bezerra anunciou que até fevereiro a Prefeitura de Mossoró investirá 220 mil reais no transporte público coletivo do município.

“A Prefeitura está fazendo o investimento, até fevereiro, de 220 mil reais para o transporte público. São recursos próprios, recursos do município, recursos do povo que estão retornando à população. Hoje temos apenas três linhas funcionando, e a partir de amanhã começaremos a ampliar o sistema coletivo com a linha Planalto/Liberdade”, destacou.

Allyson disse ainda que “vamos fazer com que o transporte público de Mossoró seja eficiente, moderno e transparente. É ônibus na rua, ônibus nos bairros, ônibus atendendo realmente à população. É um novo tempo que queremos dar ao transporte público de Mossoró”, completou o gestor.

Titular da pasta, Cledinilson Morais lembra que no início do ano a cidade contava apenas com três linhas, contemplando poucos bairros. “Recebemos no início do ano a empresa responsável pelo transporte público em completo colapso. Apenas três linhas estavam funcionando na cidade. O prejuízo da empresa já somava mais de cinco milhões de reais. De imediato, convocamos a empresa e realizamos diversas reuniões para resolver a problemática do transporte público da cidade”, explicou.

A Secretaria de Mobilidade iniciou ainda em janeiro estudos de viabilidade técnica com o georreferenciamento dos itinerários, análise da qualidade de ruas e avenidas e sinalização. Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, as rotas receberam manutenção e reparos na pavimentação para melhorar a mobilidade.

Por meio de consulta pública durante a campanha “Mossoró Mobilidade”, a SESDEM recebeu diversas sugestões sobre implantação de novas rotas para o transporte público. De acordo com Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, as sugestões foram primordiais para aperfeiçoar o plano de ampliação do sistema.

“A participação popular foi de extrema importância através das sugestões. Recebemos inúmeras opiniões e atrelado aos nossos estudos, condensamos essas informações e traçamos novas rotas. O que nós percebemos antes é que o bairro era atendido apenas pelas margens, desassistindo uma unidade básica de saúde ou uma escola, por exemplo. Criamos novas rotas, para um transporte público mais eficiente, que trafegue no bairro e atenda aos anseios da população”, enfatizou Luís Correia.

Milton Vicente, usuário do transporte coletivo da cidade, comemorou a ampliação do sistema. “Pra mim a nota é 10. Toda equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido. O município tem se mostrado muito eficiente na melhoria da qualidade de vida do mossoroense”, elogiou.

“Nós temos um público muito carente, são os idosos, os deficientes, estudantes, pessoas de baixa renda que não têm acesso à mobilidade. O transporte coletivo é a chave para essas pessoas. Esse público estava realmente carente de um sistema de transporte que pudesse atendê-los. Então, montamos um plano estratégico para garantir, o mais rápido possível, o direito de ir e vir”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.