Como será o novo sistema de transporte de Natal?

Por UNIBUS RN
Fotos: Matheus Felipe/Davi Felipe/Flávio Souza/Ilustração

A Prefeitura do Natal anunciou na última semana, os detalhes das novas linhas do sistema de transporte público da capital, que só devem entrar em vigor após a licitação. A gestão municipal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), tem visitado bairros e comunidades, reunindo moradores e apresentando o novo sistema.

Com o redesenho, a promessa da STTU é de uma maior eficiência no transporte da capital, especialmente com mais viagens dos ônibus dentro dos bairros, evitando lotação dos veículos. Ao mesmo tempo, a integração deverá possibilitar a união do usuário com as outras linhas regionais e de bairros, através de uma sincronia. A mudança, segundo a STTU, fará com que o usuário espere menos e tenha um pouco mais de conforto com viagens mais rápidas.

A mudança é um tanto quanto complexa de se explicar, e a primeira vista demonstra mais pontos negativos do que positivos, especialmente pela retirada de linhas diretas dos bairros para os centros comerciais, como ocorre atualmente. Na prática, haverá menos linhas diretas – semelhante às de hoje – e mais linhas regionais. Inclusive, segundo a STTU, as linhas regionais e de bairro terão tarifa menor que a convencional dos R$ 4.

Além das reuniões que a STTU já vem fazendo nas comunidades e bairros de Natal, também é importante o investimento em publicidade, contribuindo para que as dúvidas sejam sanadas, e as mudanças possam ficar perceptíveis e compreensíveis a toda população, uma vez que a última grande mudança ocorrida no sistema de transporte foi na década de 1980, quando o atual sistema entrou em vigor, também fruto de uma significativa alteração do sistema de transporte que vigorava na cidade.

Terminais de integração e integração temporal

O uso da integração será um fator chave no novo sistema de transporte de Natal. A cidade, atualmente, não dispõe de boas estruturas em seus terminais que permitam a integração. No único terminal denominado “de Integração”, no conjunto Soledade II, na zona Norte, não há qualquer integração física há mais de cinco anos. As integrações ocorreram por lá no período após sua inauguração, em meados de 2003, e permaneceram ocorrendo até o ano de 2011, aproximadamente, com linhas circulares das região.

Também havia integração através do “vale de papel” em regiões como Guarapes (para Felipe Camarão), Ponta Negra (na Vila) e bairro Nordeste. Em todos, os usuários desciam nos terminais comuns dos bairros, ou mesmo nas paradas em vias públicas, para integrar com os ônibus de outras linhas.

Atualmente, a única forma de integração é através do cartão NatalCard, responsável pela bilhetagem eletrônica da capital. Porém, há uma série de regras a serem cumpridas para que a integração seja feita, como o tempo (mínimo de 10 minutos e máximo de 60 minutos), linhas de terminais diferentes, restrição a parte das linhas de uma mesma região, e até mesmo o sentido das linhas.

Além disso, o cartão vendido nos pontos de vendas nas paradas de ônibus são do tipo “Mais Simples”, que não realiza integração. Para que o usuário pagante da tarifa inteira possa adquirir o cartão que realiza a integração, o “Passe Fácil”, é necessário se dirigir a algum posto de venda da NatalCard ou fazer a compra através do seu aplicativo.

A prefeitura do Natal, porém, promete implantar sete terminais ou estações de integração para as linhas estruturais. Segundo a STTU, o sistema deverá funcionar com 3 terminais estruturais (Parque das Dunas, Estrutural do Soledade, Parque dos Coqueiros) e 1 estação de integração (Santa Catarina) na zona Norte; 1 terminal estrutural na zona Oeste (Cidade da Esperança); e mais dois na zona Sul (Cidade Satélite e Mirassol). Os locais dos terminais e estações – se serão aproveitadas as mesmas estruturas – ainda não foram confirmadas pela STTU.

De acordo com a pasta, os terminais devem ter duas plataformas de embarque e desembarque, área comercial, de serviço e de atendimento. Também não há cronograma nem informações sobre a construção dos equipamentos.

Prazos

Inicialmente, a STTU anunciou que as mudanças começariam a partir de novembro, logo após o fim das reuniões com as comunidades e bairros da capital, e que o novo sistema seria a prática da realidade do transporte público pós-licitação. Porém, nas últimas entrevistas concedidas pela STTU, a orientação é que a mudança só deverá entrar em vigor após a licitação da cidade, que, por sua vez, deverá acontecer até o mês de dezembro. Portanto, os prazos também não estão bem definidos.

Como serão as novas linhas

Até o ano de 2019, antes da pandemia da covid-19, o sistema do transporte público de Natal tinha, segundo a STTU, 81 linhas de ônibus. A proposta a partir do novo modelo é que a cidade passe a contar com 90 linhas, que serão divididas em cinco segmentos:

  • Bairros: Ligam os bairros aos terminais estruturais
  • Corujão: Ligam os grandes centros comerciais aos bairros na madrugada
  • Diretas: Ligam os bairros aos grandes centros comerciais
  • Estruturais: Ligam as regiões aos grandes centros comerciais
  • Regionais: Ligam os bairros de uma região aos centros comerciais locais

Nos arquivos divulgados pela Prefeitura, a STTU definiu novos códigos para as linhas de Natal, que passarão a ter a combinação de letra e número, fazendo referência ao tipo da linha, além da sequência numérica. Tal sequência se assemelha aos códigos de parte do transporte opcional metropolitano, que já utiliza alguns dos códigos (como B1, C1, R1), o que pode causar confusão nos usuários, a depender da região onde as linhas trafeguem.

Linhas com letra B – Linhas de Bairros
As linhas com a letra “B” deverão circular nos bairros levando os passageiros aos terminais estruturais. Segundo o projeto, serão 24 delas:

B1 – Brasil Novo/Av. Moema Tinoco
B2 – Pajuçara/Terminal Parque das Dunas
B3 – Gramoré/Terminal Parque das Dunas, via El Dourado
B4 – Nova Natal/Terminal Soledade, via Cidade Praia
B5 – José Sarney/Terminal Soledade, via Soledade II
B6A – Termina Soledade/Nova Jerusalém/Nordelândia, via Nova Natal
B6B – Termina Soledade/Nordelândia/Nova Jerusalém, via Nova Natal
B7 – Jardim Progresso/Terminal Parque dos Coqueiros, via Vale Dourado
B8A – Terminal Parque dos Coqueiros/Vale Dourado, via Vila Paraíso
B8B – Terminal Parque dos Coqueiros/Vila Paraíso, via Vale Dourado
B9 – Amarante/Igapó
B10 – Terminal Cidade Satélite/Village do Prata, via rua Agrestina
B11 – Guarapes/Termunal Cidade Satélite, via rua Miramangue
B12 – Terminal Cidade Satélite/Leningrado, via rua Rainha do Mar
B13 – Terminal Cidade Satélite/Rua dos Pintassilgos/Av. dos Caiapós
B14 – Terminal Cidade Satélite/Av. Rio Tamanduatel/Rua Oiti
B15 – Terminal Cidade da Esperança/Felipe Camarão, via rua Padre Cícero
B16 – Terminal Cidade da Esperança/Felipe Camarão, via Cidade Nova
B17 – Terminal Cidade da Esperança/Jardim América
B18 – Terminal Cidade da Esperança/KM-06
B19 – Terminal Cidade da Esperança/Nova Cidade
B20 – Rocas/Ribeira, via Praça dos Heróis
B21 – UFRN
B22 – Terminal Mirassol/Conj. dos Professores

Linhas com letra C – Linhas Corujão
As linhas Corujões ligarão os centros comerciais aos bairros na madrugada. Segundo o projeto, serão 10 operações:

C1 – Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Alecrim/Redinha/Brasil Novo/P. Dunas/Vila Verde/Gramoré/Nova Natal, via Av. Pompéia
C2 – Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Alecrim/P. Coqueiros/Vale Dourado/Panatis/Soledade/Santarém/Petrópolis/Praia do Meio, via Av. Itapetinga
C3 – Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Areia Preta/Via Costeira/Ponta Negra, via Praia Shopping
C4 – Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Alecrim/Quintas/Bom Pastor/Felipe Camarão
C5 – Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Candelária/Cidade Satélite/Planalto, via Av. Prudente de Morais
C6 – Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Alecrim/Morro Branco/Nova Descoberta/Lagoa Nova, via Av. Pres. Bandeira
C7 – Ponta Negra/Morro Branco/Santarém/Soledade/Panatis/Alvorada IV/Vale Dourado/P. Coqueiros, via Ponte de Igapó/Av. Itapetinga
C8 – Ponta Negra/Praia do Meio/Redinha/P. Dunas/Vila Verde/Pajuçara/Gramoré/Nova Natal, via Ponte N. Navarro/Av. Pompéia
C9 – Ponta Negra/Morro Branco/Dix-sept Rosado/Nazaré/Cidade da Esperança/Cidade Nova/Felipe Camarão, via Av. Nevaldo Rocha
C10 – Ponta Negra/Pirangi/Serrambi, via Natal Shopping

Linhas com letra D – Linhas Diretas
As linhas Diretas vão ligar os bairros aos grandes centros comerciais da capital. Segundo a STTU, serão 10 linhas:

D1 – Bom Pastor/Alecrim, via Rua dos Paiatis (Av. 12)
D2 – Bom Pastor/Alecrim, via KM-6
D3 – Bom Pastor/Nova Descoberta, via Lagoa Nova (Ida: Av. Amintas Barros/Volta Av. Miguel Castro)
D4 – Bom Pastor/Morro Branco, via Lagoa Nova (ida Av. Antônio Basílio/volta Av. Nascimento de Castro)
D5 – Terminal Cidade da Esperança/Candelária, via Nova Cidade
D6A – Terminal Cidade da Esperança/Pajuçara (Ida: Av. das Fronteiras/Volta: Av. Dr. João Medeiros Filho)
D6B – Terminal Cidade da Esperança/Pajuçara (Ida: Av. Dr. João Medeiros Filho/Volta: Av. das Fronteiras)
D7 – Bairro Nordeste/Alecrim
D8 – Rocas/Lagoa Nova, via Av. Alexandrino de Alencar
D9 – Rocas/Ponta Negra, via Costeira

Linhas com letra E – Linhas Estruturais
As linhas Estruturais vão ligar as regiões e terminais aos grandes centros comerciais. Segundo o projeto, serão 16 linhas:

E1 – Terminal Parque das Dunas/Alecrim
E2 – Terminal Parque das Dunas/Mirassol, via Av. Sen. Salgado Filho
E3 – Terminal Soledade/Cidade Alta, via Ponte Newton Navarro
E4 – Terminal Soledade/Mirassol, via Ponte Newton Navarro
E5 – Terminal Soledade/Candelária, via Ponte Newton Navarro/Av. Prudente de Morais
E6 – Terminal Soledade/Ponta Negra, via Ponte de Igapó
E7 – Terminal Soledade/Ribeira, via Ponte de Igapó
E8 – Terminal Parque dos Coqueiros/Ribeira
E9 – Terminal Parque dos Coqueiros/Mirassol
E10A – Terminal Cidade Satélite/Petrópolis (Ida: Av. Prudente de Morais/Volta Av. Hermes da Fonseca)
E11A – Terminal Cidade Satélite/Petrópolis (Ida: Av. Hermes da Fonseca/Volta Av. Prudente de Morais)
E12 – Terminal Cidade Satélite/Cidade Alta, via Av. Jaguarari
E13 – Terminal Cidade da Esperança/Praia do Meio, via Av. 06
E14A – Terminal Cidade da Esperança/Petrópolis (Ida: Av. Prudente de Morais/Volta Av. Sen. Salgado Filho)
E14B – Terminal Cidade da Esperança/Petrópolis (Ida: Av. Sen. Salgado Filho/Volta Av. Prudente de Morais)
E15 – Terminal Cidade da Esperança/Mirassol
E16 – Terminal Mirassol/Ribeira, via Alecrim

Linhas com letra R – Linhas Regionais
Já as linhas regionais vão ligar os bairros de uma mesma região aos centros comerciais daquela localidade. De acordo com a STTU, serão 23 linhas:

R1 – Parque das Dunas/Panatis, via Rua Castelo Branco/Av. Pompéia
R2 – Santa Cecília/Panatis, via Rua Norte Brasil/Av. Pompéia
R3 – Pajuçara/Panatis, via Av. Itapetinga
R4 – Gramoré/Santa Catarina, via Dom Pedro/Av. Pompéia
R5 – Nova Natal/Santa Catarina, via rua Bela Vista
R6A – Alvorada IV/Santa Catarina (Ida: Av. Boa Sorte/Volta Rua José Luís da Silva)
R6B – Jardim Progresso/Santa Catarina (Ida: Rua José Luís da Silva/Volta Av. Boa Sorte)
R7 – Vale Dourado/Santa Catarina, via Av. Santarém
R8 – Parque dos Coqueiros/Santa Catarina, via Vila Paraíso
R9 – Terminal Soledade/Residencial Redinha, via Soledade II/Mar del Plata
R10 – Redinha/Santa Catarina
R11 – Terminal Cidade da Esperança/Planalto
R12 – Terminal Cidade Satélite/Candelária, via San Valle
R13A – Praia do Meio/Mãe Luíza/Ribeira, via Santos Reis
R13B – Santos Reis/Ribeira/Mãe Luíza, via Praia do Meio/Brasília Teimosa
R14 – Praia do Meio/Mãe Luíza/Alecrim
R15 – Terminal Mirassol/Nova Descoberta/Lagoa Nova
R16A – Terminal Mirassol/Pirangi, via Av. Ayrton Senna
R16B – Terminal Mirassol/Pirangi, via BR-101
R17 – Serrambi/Terminal Mirassol, via Av. das Alagoas
R18 – Terminal Mirassol/Capim Macio
R19A – Terminal Mirassol/Ponta Negra (Ida: Conjunto/Volta: Vila)
R19B – Terminal Mirassol/Ponta Negra (Ida: Vila/Volta: Conjunto)

Com informações do jornal Tribuna do Norte e do Busão de Natal

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