Do Mobilize/ Embraer
Foto: Embraer/Reprodução
Empresa brasileira de aviação quer operar, sem data definida, com 25 aeronaves elétricas de emissão zero e baixo ruído, nas principais cidades da América do Sul
Um acordo firmado no final de julho entre a empresa Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve), da Embraer, e a plataforma de aviação sob demanda Flapper, pretende desenvolver na América Latina o mercado da mobilidade aérea urbana com aeronaves 100% elétricas.
Conhecidos pela denominação eVTOL*, aqui os futuros ‘carros voadores’ se chamarão EVA (Electrical Vertical Aircraft ou Aeronave Elétrica Vertical). São veículos elétricos, de emissão zero, baixo ruído e design leve. Por não utilizarem combustível fóssil, como os helicópteros, a ideia é que venham a competir no mercado de mobilidade aérea urbana no Brasil.
O contrato entre as duas empresas prevê o desenvolvimento de cerca de 25 aeronaves EVA. A expectativa é de que façam até 25 mil horas de voo por ano nas principais cidades da América do Sul como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Santiago e Bogotá, e na Cidade do México.
A Eve já havia realizado um primeiro voo simulado de engenharia com a aeronave em julho de 2020 e novos testes em outubro. A implantação da EVA na rede Flapper, informa a Embraer, depende agora da celebração de contratos finais entre as partes.
*eVTOL: Veículo elétrico de decolagem e pouso vertical