Da Prefeitura do Natal
Foto: Joana Lima (SECOM / Prefeitura do Natal)
Tendo como princípio uma gestão de Natal mais participativa, o prefeito Álvaro Dias empossou nesta sexta-feira (30) novos membros do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana. A solenidade foi realizada no auditório do Sesc Centro e contou com a presença do titular da Secretaria de Mobilidade Urbana, Paulo César Medeiros, autoridades do legislativo municipal, conselheiros eleitos e representantes de outras secretarias de Natal.
O CMTMU é um órgão colegiado formado por 30 membros da sociedade civil, gestão municipal, assim como de organizações governamentais, e foi implementado por meio da Portaria Número 061/2021-GP – publicada no Diário Oficial do Município no último dia 22 de julho de 2021.
A participação ativa desses novos conselheiros nas decisões na área de mobilidade urbana em Natal, assim como no apoio à fiscalização do Sistema de Transporte Público, foi um dos temas pontuados pelo prefeito Álvaro Dias durante a solenidade. “Os novos conselheiros vão participar ativamente trazendo novas ideias, sugerindo e acompanhando o novo plano e contribuindo com as mudanças benéficas para melhorar o trânsito. Vamos fazer de Natal uma cidade agradável, sensata, essa é a filosofia da gestão. Sempre que possível criar novos ambientes onde as pessoas possam se encontrar”, disse o chefe do executivo.
Para o secretário Paulo César, presidente do Conselho, este colegiado é uma forma rápida de auscultar a população. “A ausculta do desejo da sociedade congrega a gestão pública e outros órgãos importantes, estadual e federal, tornando a gestão pública cada vez mais democrática”, comentou o gestor. Segundo ele, a Prefeitura de Natal já teve experiências dessa integração entre sociedade e gestão, por exemplo, na formulação do Plano Plurianual (PPA), “quando nosso corpo técnico dialogou com o conselho para inserir sugestões”, disse.
Representante da Câmara Municipal de Natal, o vereador Milklei Leite Faria destacou a disposição do Conselho em “ser voz da cidade para contribuir na melhoria da gestão pública no intuito de criar um transporte público mais justo e de qualidade”. Dentre as atribuições dos membros do CMTMU está acompanhar e avaliar a política municipal de transporte e trânsito, promover a integração entre os órgãos na mobilidade urbana, participar das discussões sobre a política tarifária do transporte público e fiscalizar a prestação do Sistema de Transporte.