Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
O primeiro chassi de ônibus totalmente fabricado no País, o LP 312 de 1956, saiu da linha de montagem da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. De lá para cá, a marca passou a oferecer as mais diferentes alternativas de transporte pelas ruas, avenidas e estradas do País e, hoje, conta com a linha mais completa, de micro-ônibus aos superarticuados e rodoviários mais modernos, visando o conforto e seguraça aos clientes e passageiros.
Quase 65 anos depois, a mesma planta produz, hoje, um amplo portfólio de veículos modernos e avançados, como o chassi de ônibus da linha O 500, o que mantém a Empresa na vanguarda permanente do desenvolvimento tecnológico e na criação de soluções de mobilidade para o transporte urbano e rodoviário de passageiros.
A sua marcante posição de pioneira, levou a marca à liderança nas vendas de ônibus no mercado interno, com destaque também nas exportações para países da América Latina e de outros continentes. Atualmente, é a maior fabricante do setor no Brasil, sendo o Centro Mundial de Competência da Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz.
A marca oferece aos clientes a mais completa linha de ônibus do mercado brasileiro, formada por modelos LO e OF com motor frontal, OH e família O 500 com motor traseiro. São micros, ônibus convencionais, padron, super padron, articulados e superarticulados, que se traduzem em soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT (Bus Rapid Transit), corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.
Para o segmento rodoviário, o portfólio inclui vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo. Além disso, fornece chassis de ônibus para atender licitações públicas, como o programa Caminho da Escola do FNDE.
Mais de 500.000 ônibus vendidos: “Nesses 65 anos, já são mais de 500.000 ônibus da marca vendidos no mercado interno e nas exportações. Somente o chassi OF 1721 superou o volume de 100.000 unidades emplacadas. Desde que foi lançado, há 23 anos, é o best-seller do mercado brasileiro considerando todas as marcas e modelos”, conta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Atualmente, 6 em cada 10 ônibus em circulação pelas cidades e estradas do Brasil levam a estrela de três pontas e isso nos motiva a fazermos sempre o melhor pelos nossos clientes e pela sociedade, conquistando assim a expressiva preferência das empresas do segmento e a satisfação dos passageiros”.
“Os ônibus Mercedes-Benz contam a história de muitos pioneiros do setor, de empreendedores e de empresas do transporte urbano e rodoviário de passageiros”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “É um orgulho e uma enorme satisfação estar sempre ao lado desses empresários visionários e de suas companhias, oferecendo produtos e serviços eficientes e rentáveis para seus negócios. Do mesmo modo, nos alegra muito disponibilizar aos passageiros e aos motoristas ônibus confortáveis, seguros e sustentáveis, contribuindo para a mobilidade urbana e rodoviária, a melhoria da qualidade do ar e a proteção ambiental. Essa é uma missão à qual nos dedicamos todos os dias, juntamente com nossos colaboradores, concessionários e parceiros”.
Com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro” e numa forte atuação nas redes sociais, a Mercedes-Benz busca mobilizar os diversos players do segmento de ônibus – empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros – para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental, para hoje e para o futuro.
Referência em segurança ativa em ônibus rodoviários: Com o avanço das novas tecnologias, a marca foi tornando-se, cada vez mais, uma referência de mercado em segurança ativa para ônibus rodoviários. Recentemente, por exemplo, introduziu no Brasil o avançado ACC (piloto automático adaptativo), já disponível para alguns modelos rodoviários O 500.
Por meio de sensores na dianteira, o piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância segura em relação ao veículo que vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando automaticamente o veículo para evitar o impacto.
“O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, motoristas e outros veículos da via”, destaca Roberto Leoncini. “Graças à atuação dos sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente em até 200 metros, mesmo numa situação de neblina. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego. É o pioneirismo da Mercedes-Benz em todos os sentidos”.
O pacote de tecnologia de segurança e de conforto dos ônibus rodoviários O 500 inclui ainda: AEBS – Advanced Emergency Braking System (sistema de frenagem de emergência), LDWS – Lane Departure Warning System (sistema de aviso de faixa), TPMS – Tyre Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), assistente de partida em rampa, Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake (freio-motor auxiliar), suspensão com sistema anti-tombamento, ABS (sistema anti-travamento), ASR (sistema de controle de tração), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle eletrônico de estabilidade), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, freios a disco e Power Mode, recurso que oferece mais segurança em ultrapassagens.
Foco nas soluções alternativas e sustentáveis: Também com foco na oferta de soluções para os usuários de ônibus, a Mercedes-Benz conta com uma equipe especializada em sistemas de transporte coletivo urbano de massa, como BRT, corredores e faixas exclusivas. A Empresa dispõe assim de amplo conhecimento para propor e discutir soluções para as demandas da mobilidade por ônibus, trabalhando em conjunto com diferentes esferas da sociedade.
Como empresa do Grupo Daimler, a Mercedes-Benz do Brasil dispõe de todo o know-how para atuar com a eletromobilidade no País e na América Latina e está preparada para fornecer uma solução adequada à realidade de cada país. Isso ocorrerá no momento oportuno, considerando a viabilidade tecnológica, econômica e comercial, a parceria com encarroçadores e o suporte em termos de infraestrutura para todos os clientes.
Fatos marcantes em produção e na vanguarda tecnológica de ônibus:
Ano | Modelo | Destaque |
1956 | LP 312 | 1º chassi de ônibus totalmente fabricado no Brasil |
1958 | O 321 H | 1º ônibus monobloco brasileiro |
1961 | Exportação | 550 unidades do O 321 H para Argentina |
1966 | O 326 | Novo ônibus para transporte rodoviário |
1969 | O 352 | Novo ônibus com motor traseiro |
1971 | OH e OF 1313 | Novos chassis OH (motor traseiro) e OF (dianteiro) |
1971 | O 362 | Nova linha de ônibus urbanos e intermunicipais |
1972 | O 355 | Novo ônibus |
1972 | O 362 | Nova plataforma para ônibus |
1978 | O 364 | Novos ônibus urbano e rodoviário |
1979 | Produção | Inauguração da fábrica de ônibus em Campinas |
1984 | O 370 | Novo ônibus rodoviário |
1986 | O 370 R | Novo ônibus rodoviário |
1988 | Produção | 200.000 ônibus produzidos no Brasil |
1992 | O 371 | Novos modelos RSL (rodoviário) e UL (urbano) |
1992 | OF 1618 | Novo chassi com motor frontal |
1993 | OH 1635 | Novo chassi com motor traseiro |
1994 | O 400 | Nova linha de ônibus urbanos e rodoviários |
1994 | OF 1620 | Novo modelo com motor frontal |
1998 | OF 1417 | 1º chassi de ônibus do Brasil com motor eletrônico |
1998 | OF 1721 | Novo modelo de chassi urbano e rodoviário |
2001 | Produção | Linha de ônibus volta para a fábrica de SBCampo |
2001 | O 500 | Nova linha de chassis de ônibus com motor eletrônico |
2002 | Produção | 400.000 ônibus produzidos no Brasil |
2002 | Exportação | 100.000 ônibus exportados pela MBBras |
2002 | LO 812 | Novo chassi para micro-ônibus |
2004 | OF 1722 | Novo modelo de chassi urbano e rodoviário |
2004 | O 500 | Novos modelos RS e RSD 6×2 |
2006 | O 500 | Novos modelos urbanos: M e articulados MA e UA |
2010 | O 500 | Novo modelo rodoviário RSDD 8×2 |
2010 | Venda | 400.000 ônibus vendidos no Brasil |
2012 | LO 916 | Novo chassi para micro-ônibus |
2016 | O 500 | Novos superarticulados MDA e UDA |
2020 | Venda | 500.000 ônibus vendidos no Brasil |
2020 | OF 1621 | Chassi específico para operações de fretamento |
2021 | OF 1721 | 100.000 unidades vendidas no Brasil |
2021 | O 500 R | Novo modelo urbano Super Padron |