Natal quer implantar fiscalização eletrônica para evitar carros em faixas de ciclistas

Da Tribuna do Norte
Foto: Thiago Martins/Ilustração

Os motoristas de carros e motos que desrespeitam as faixas compartilhadas para ônibus e ciclistas em Natal poderão ter problemas mais frequentemente na capital. A Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (STTU) estuda a possibilidade de implantar fiscalização eletrônica nesses locais. Foi o que afirmou o titular da pasta, Paulo César Medeiros, na manhã desta segunda-feira (31), em entrevista à Jovem Pan News Natal.

Atualmente, Natal já conta com faixas compartilhadas nas avenidas Hermes da Fonseca/Salgado Filho, Engenheiro Roberto Freire, Prudente de Morais e Capitão-Mor Gouveia. Os trechos são destinados a acelerar o fluxo de ônibus e garantir mais segurança aos ciclistas. A própria STTU já realizou ações de conscientização para os motoristas de ônibus para que eles utilizem o espaço com respeito aos ciclistas.

“Inclusive, pensamos em fazer novas ações, fazendo até com que os motoristas de ônibus andem de bicicleta nas faixas para sentirem como é ser um ciclista nesses locais”, disse o secretário.

Contudo, a invasão de carros de passeio e motocicletas nas faixas é um dos problemas mais sérios para a STTU. Segundo Paulo César Medeiros, há somente 130 agentes realizando a fiscalização de toda a cidade, em todos os turnos, por isso é preciso que ocorra o auxílio da fiscalização eletrônica. Segundo ele, já são previstas multas para quem trafega de maneira irregular nas faixas (que só podem ser acessadas quando os veículos seguirem para uma conversão), mas a fiscalização ainda é deficiente.

“Estamos reativando a fiscalização eletrônica em semáforos e vários outros pontos da cidade, mas é preciso que se amplie. Voltamos a instalar todos os radares. Semana passada voltou a funcionar e temos planos para expandir aos grandes corredores, onde há faixas compartilhadas, para monitorar isso. (A invasão) Se evita com a presença nas ruas dos agentes, mas são poucos. A saída é implementar as câmeras que fazem a identificação e autuam os infratores”, disse o secretário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.