ES: Região Metropolitana de Vitória recebe novos ônibus Mercedes-Benz para renovação de frota

Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

Cinquenta ônibus Mercedes-Benz OF 1721 L, com suspensão pneumática, foram adquiridos por empresas capixabas para a renovação de frotas que operam no sistema de transporte coletivo Transcol da Região Metropolitana de Vitória. Comercializados pelo concessionário Vitória Diesel, os veículos já foram entregues aos clientes, sendo 15 unidades para a Viação Serrana e 18 para o Expresso Santa Paula, ambos pertencentes à mesma companhia, e 17 para a Unimar Transportes. Outras quatro unidades do chassi articulado O 500 MA foram adquiridas pela Viação Praia Sol.

Além da suspensão pneumática, os ônibus OF 1721 L são equipados com ar condicionado e itens como plataforma elevatória, espaço para cadeirante e banco com dimensão diferenciada, visando bem-estar e acessibilidade aos usuários. A renovação de frota atende à exigência do órgão gestor local por veículos com idade baixa para maior conforto e segurança no transporte coletivo urbano.

“O ônibus Mercedes-Benz é o que me dá o menor custo por km”: Com os 15 ônibus OF 1721 L da Viação Serrana e os 18 da Expresso Santa Paula, empresas que operam em linhas alimentadoras e troncais no Consórcio Atlântico Sul do Transcol, o grupo passa a contar com uma frota em torno de 275 ônibus, sendo cerca de 90% da marca Mercedes-Benz, essencialmente modelos OF, além de 17 articulados O 500. Recentemente, a Expresso Santa Paula adquiriu também cinco unidades do O 500 MA.

“Minha formação é de engenharia, de ciências exatas, gosto de matemática e de números. Por isso, sempre vejo o custo total de um produto até seu uso final. Escolhi então o ônibus Mercedes-Benz porque é o que me dá o menor custo por km no fim da vida útil do veículo, considerando todas as despesas com diesel, peças, manutenções, pneus e outros itens”, informa Fábio Couto de Araújo Cançado, sócio diretor das empresas Viação Serrana e Expresso Santa Paula. “Geralmente, trabalhamos com uma expectativa de 720.000 km com um ônibus, numa média de 72.000 km por ano, sempre realizando o programa de manutenção preventiva e corretiva”.

As duas viações pertencem a um grupo de empresários do setor que chegou a Vitória há 24 anos. “Mas o meu pai começou no transporte de passageiros muito antes, nos anos 1950, com um LP 312”, informa Fábio Cançado. “Ou seja, nossa ligação com a marca Mercedes-Benz vem de longa data, sempre com presença histórica de destaque nas nossas frotas”.

Segundo o empresário, “durante a pandemia, o governo do Espírito Santo vem fazendo uma gestão do transporte coletivo urbano extremamente eficiente. Mesmo com a demanda reduzida, oferecemos um serviço com quase 100% da frota, ajudando a evitar aglomerações nos ônibus. Para ajudar as empresas operadoras o governo fornece o diesel, a fim de manter a prestação desse serviço essencial à população. Assim nós ganhamos fôlego para renovar a frota. Ou seja, cada um fazendo a sua parte fica mais equilibrado para todos”.

Ainda no que se refere ao papel das empresas no combate ao Covid-19, o cliente ressalta que 100% do sistema de ônibus da Região Metropolitana de Vitória funciona com bilhetagem por cartão, evitando assim o manuseio de dinheiro vivo, o que ajuda no combate à disseminação do vírus.

“Os OF são os mais indicados para o nosso sistema de transporte”: A Unimar Transportes juntou 17 chassis OF 1721 L a sua frota que opera no Consórcio Sudoeste do Transcol. Com isso, são aproximadamente 200 ônibus na frota da empresa, todos da marca Mercedes-Benz e de modelos OF com motor frontal. Recentemente, também adquiriu 20 unidades do OF 1721 L para fretamento de funcionários da Vale no Espírito Santo. Além de três ônibus O 500 MA.

“Os ônibus da linha OF da Mercedes-Benz são os mais indicados para o nosso sistema de transporte”, diz Adi Silva Gama, sócio diretor da Unimar Transportes, empresa com 24 anos de atuação na Grande Vitória. “O custo operacional é menor e a manutenção é fácil”.

O cliente confirma que a Região Metropolitana de Vitória se destaca na pandemia por garantir 100% da oferta da frota mesmo com pouco mais da metade da demanda de passageiros. “Isso permite que as empresas do setor atendam ao protocolo que recomenda menor número de pessoas nos ônibus, a fim de aumentar a proteção aos usuários”.

“A boa durabilidade dos motores da Mercedes-Benz tornam os ônibus da marca mais atrativos”: A Viação Praia Sol, que conta com uma frota de 270 veículos, adquiriu quatro articulados do modelo O 500 MA com suspensão pneumática. Todos os veículos foram financiados pelo Banco Mercedes-Benz.

“Nos relacionamos com a marca há mais de 50 anos e posso dizer que, além da grande representatividade que a Mercedes-Benz apresenta hoje em nossa frota, nós também temos um bom relacionamento”, afirma Anderson Lopes, sócio e diretor de estratégia do grupo Scandia. Ele ainda diz que o que torna os produtos da Mercedes-Benz mais atrativos é a boa durabilidade do motor que os veículos apresentam.

Além da Viação Praia Sol, o grupo Scandia também opera o transporte metropolitano de Vitória por meio das empresas Serramar Transportes e Vereda Transporte e também o municipal em Belo Horizonte por meio das empresas Viação Progresso e Viação Zurick, totalizando uma frota de mais de 600 veículos, dos quais 75% são da marca Mercedes-Benz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo