CE: Centro de Fortaleza terá quadrilátero com 30 km/h de velocidade máxima

Da Prefeitura de Fortaleza
Foto: Prefeitura de Fortaleza/ Divulgação

Projeto de segurança viária anunciado pela Prefeitura inclui ainda faixas exclusivas para ônibus, ciclofaixas, calçadas e semáforos com mais tempo ao pedestre

A Prefeitura de Fortaleza apresentou na quarta-feira (19) seu novo projeto de reordenamento do Centro da cidade. A proposta busca melhorar a segurança viária e a acessibilidade de pedestres, e o destaque é a decisão de reduzir o limite de velocidade para 30 km/h em uma área de trânsito calmo no Centro.

As medidas que serão adotadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) passam pela revitalização de espaços públicos, implantação de novas áreas de trânsito calmo, travessias elevadas, faixas exclusivas para o transporte público, ciclofaixas, ampliação de calçadas e moderação da velocidade dos carros.

As mudanças no limite de velocidade ocorrerão na Avenida Tristão Gonçalves e nas vias internas do quadrilátero formado pela Avenida Imperador, Rua João Moreira, Rua Sena Madureira e Av. Duque de Caxias. Nessas vias centrais, o novo limite de velocidade será de 30 km/h. Já no corredor da Av. Imperador, os veículos não poderão exceder os 50 km/h. A prefeitura não informou a data em que os novos limites passam a valer.

Para melhorar o desempenho do transporte público, as avenidas Imperador e Senador Pompeu, também no Centro, ganharão duas faixas exclusivas para os coletivos, um total de 2,4 km de extensão. Também uma nova iluminação deve aumentar a segurança dos usuários nos pontos de ônibus das ruas Castro e Silva, General Sampaio, Tristão Gonçalves e Pedro I.

Também as bicicletas ganham mais espaço nesse reordenamento viário. A previsão da Prefeitura é de implantar mais 10,2 km de ciclofaixas ao longo das avenidas Imperador, Tristão Gonçalves, Pessoa Anta, e ruas Pedro Pereira e Floriano Peixoto.

Vias mais seguras

Para aumentar a segurança e a acessibilidade de quem circula pela área central, o pacote de intervenções anunciado pela Autarquia de Trânsito prevê:

  • Área de Trânsito Calmo, com instalação de 14 travessias elevadas e moderação na velocidade, conforme detalhado no início da matéria;
  • Renovação da sinalização e semáforos em três cruzamentos. A nova sinalização passa pela instalação de tachões e dispositivos próprios para evitar o avanço dos carros da preferencial (programa Esquina Segura). Nos semáforos, serão programados 28 tempos exclusivos para pedestres nos equipamentos situados ao longo da Imperador e Tristão Gonçalves.
  • Calçada Viva: ampliação da área de calçada em vias com grande demanda de pedestres, como a Barão do Rio Branco, que será prolongada até a Santa Casa de Misericórdia, entre outras ruas como Floriano Peixoto e Assunção.
  • Ocupação aos domingos: algumas ruas do centro serão ocupadas por pedestres e ciclistas, e o acesso de veículos será bloqueado. Na General Sampaio, Tristão Gonçalves e Castro e Silva será permitida apenas a entrada de ônibus.

Carta compromisso

Durante o anúncio do projeto de segurança viária, nesta quarta-feira (19), também foi feita a assinatura, pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), de uma carta compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir o número de mortes no trânsito até 2030.

Entre 2011 e 2020, a capital cearense conseguiu reduzir a incidência de ocorrências fatais em mais de 51%. Nos últimos cinco anos, segundo dados da Prefeitura, o Centro da capital registrou 5.493 mil sinistros de trânsito, dentre os quais 439 foram atropelamentos. Durante o período, 2.838 pessoas ficaram feridas e 47 perderam a vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.