Do Diário do Transporte
Foto: Ascom/Transerp
A cidade de Ribeirão Preto, no interior paulista, inicia testes com um ônibus 100% elétrico para o sistema de transportes urbanos. A apresentação ocorreu na quinta-feira, 13 de maio de 2021. O veículo vai circular por aproximadamente 90 dias pela cidade.
Com capacidade para 29 passageiros sentados e 51 de pé, o ônibus movido a energia elétrica, estará à disposição da população com viagens gratuitas, atendendo a uma região por semana.
Os testes ocorrem por uma parceria entre o Consórcio Pro-Urbano, que reúne as empresas de ônibus; a Transerp, que gerencia os transportes na cidade e a prefeitura.
Trata-se do modelo BYD D9W – 20 410 piso baixo 100% elétrico com chassi e equipamentos da BYD, empresa chinesa que tem planta em Campinas (SP), e carroceria Caio Millennium BRT, produzida em Botucatu (SP).
O ônibus possui baterias que, dependendo das condições de operação, podem ter autonomia de 250 km a 300 km com uma carga única. O tempo de recarga completa pode varia entre três e quatro horas.
Não há emissões de poluição nas operações e o nível de ruído é inferior ao dos veículos a diesel.
O modelo possui ar-condicionado e carregadores USB para celulares.
Após os testes, a implantação de ônibus elétricos no sistema pode ser considerada.
Segundo a BYD, o chassi BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW, equivale a 402 cavalos de potência e estão integrados às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão.
Os modelos vêm com freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras. A suspensão é pneumática integral e o sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) permite o ajoelhamento da suspensão.