Do Mobilize Brasil
Foto: Ascom/Sejesp
Projeto de ciclovia nos 320 km de trecho entre os dois estados é ainda uma bela ideia, mas tem apoios importantes de deputados, governos e ciclistas… E já empolga!
Nesta semana, foi colocada para discussão entre os deputados das Assembleias Legislativas da Bahia e de Sergipe a proposta de construção de uma extensa ciclovia no trecho de 320 km entre os dois estados. E a ideia já é comemorada por grupos de ciclistas, que vibraram com a perspectiva de uma iniciativa que intensificaria o turismo na região.
Um dos que comemoraram a proposta é o presidente da Federação Sergipana de Ciclismo, Jairo Vieira: “É um projeto gigantesco. Será a primeira e única. Não existe outro projeto assim aqui no Brasil”, diz sem conter o entusiasmo. segundo ele, o cicloturismo transformaria a economia e o turismo nordestinos, e poderia atrair ciclistas da região, e turistas de outros estados e países.
No final de abril, o projeto da ciclovia foi apresentado pelo deputado federal Arthur Oliveira Maia (DEM/BA) para o Ministro do Turismo, Gilson Machado, que apoiou a ideia.
Desde então, a notícia se espalhou, como se percebe na fala do deputado estadual Zezinho Sobral (Podemos): “O governador Belivaldo [governador de Sergipe Belivaldo Chagas, do PSD] disse que conversou o ex-deputado André Moura, de Sergipe, que manteve contato com o deputado Arthur Maia. E que, com a participação de figuras politicas que representam atração e destino de investimento para o estado (…), uma ampla ciclovia (…) sairá do aeroporto de Salvador até a região do Mosqueiro, em Sergipe”, conta.
Um tema prioritário, destaca o cicloativista, será a segurança de quem usar uma ciclovia tão extensa. Na segunda-feira (2), Vieira conta que a FSC se reuniu com políticos que apoiam o projeto para discutir ações que garantiriam a segurança dos ciclistas ali, como iluminação, placas de sinalização, distância dos carros, rondas policiais e pontos de apoio aos ciclistas. “Acredito sim que a ciclovia vai sair do papel”, enfatizou o ciclista.