Por NTU
Foto: Guilherme Costa (Ônibus Brasil)
O serviço de transporte coletivo ofertado pelo BRT Sorocaba é considerado ótimo ou bom para 72% dos passageiros que utilizam o sistema e visão geral aponta satisfação dos usuários. Isso é o que indica o resultado da Pesquisa Sensor encomendada pela Concessionária BRT Sorocaba e realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com o Cittamobi.
Por meio de uma “Enquete Eletrônica” via aplicativo Cittamobi, plataforma que concentra a base de dados de passageiros de Sorocaba, 188 avaliações foram respondidas sobre a experiência em usar o BRT. Quando questionados sobre algumas características, entre as quais estão rapidez, conforto e segurança, os resultados positivos foram superiores à 80%.
Para 84%, a rapidez nos deslocamentos é considerada ótima ou boa. Um exemplo que evidencia a agilidade da operação é a linha D200 que encurtou o tempo de viagem da zona norte para o sul ou vice-versa. A viagem do bairro Vitória Régia ao Campolim passou de 80 minutos para 55. Uma redução de 25 minutos de trajeto. Com isso, os passageiros estão economizando mais tempo nos deslocamentos e têm a possibilidade de programar melhor.
“Saber a visão do usuário nos faz avançar a cada dia e nos ajuda a sanar pontos de fragilidade priorizando o que realmente irá suprir a demanda. Ter o feedback é fundamental para a melhoria contínua do sistema. Tudo é feito para atender o público da maneira mais elevada e os resultados dessa pesquisa confirmam a qualidade do trabalho e a infraestrutura que estão sendo ofertados para a cidade”, enfatiza Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.
Questionados sobre o conforto, 96% avaliaram como ótimo ou bom. Hoje, os sorocabanos têm acesso a 80 novos veículos, sendo 59 tipo padron com 12,5 metros e 21 superarticulados com 23 metros. Toda frota possui maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos.
Outro destaque analisado foi o fator segurança. Para 86% dos participantes, a segurança foi classificada como ótima ou boa. Além das benfeitorias de estrutura de todo sistema, o passageiro tem a tranquilidade de realizar os deslocamentos em um ambiente com sistema de monitoramento nos veículos, estações, vias e terminais que totalizam 1.100 câmeras. O que representa mais de 1.000.000 m² de área assistida, oferecendo mais segurança para a população. Todos esses locais são controlados pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e espelhados na Urbes – Trânsito e Transporte.
De acordo com Paulo Fraga, CEO do Cittamobi, ter a possibilidade de realizar essa pesquisa evidencia a força do aplicativo como ferramenta digital para comunicação mais rápida com o passageiro. “O usuário do transporte coletivo é o nosso público e para ter eficiência na comunicação é muito importante saber quem são, o que o sistema está acertando e o que pode melhorar. Com as informações coletadas, a Concessionária poderá realizar ajustes ou reforçar ações na operação. Quanto mais informação acessamos, mais rápido podemos solucionar”, frisa.
Metodologia: Encomendada pelo BRT Sorocaba, a Pesquisa Sensor realizada pela ANTP em parceria com o Cittamobi foi ativada via enquete eletrônica de 23 a 25 de março e 16 a 21 de abril de 2021. Todos os passageiros da base de dados do Cittamobi localizados em Sorocaba foram convidados para responder sobre a experiência em usar o BRT. As perguntas foram de aplicação rápida e tiveram foco na qualidade do serviço.
“A análise de dados foi realizada pelo time de especialistas em transporte da ANTP, dando um significado aos números e calculando as notas dos índices de qualidade para que pudéssemos ter parâmetro. Os dados além de ajudar a operação do sistema BRT Sorocaba ainda poderão servir como comparativo com outras cidades que avaliem os mesmos indicadores”, conclui Cláudio de Senna Frederico, Vice-Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Do total de participantes, 53% são homens e 47% mulheres. A faixa etária do público participantes variou até pessoas acima dos 60 anos, porém os números mais expressivos foram passageiros de 18 a 39 anos que corresponderam a 70% e indivíduos de 40 a 59 anos que somaram 24% das avaliações.