Da Agência Brasil
Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)
Após reunião com sindicatos dos motoristas e cobradores de ônibus para discutir a prioridade na campanha de vacinação contra a covid-19, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que a categoria começará a ser vacinada em todo o estado a partir do dia 18 de maio.
Os sindicatos dos trabalhadores do transporte público de São Paulo haviam anunciado uma greve sanitária para ontem (21), cobrando por prioridade na vacinação contra a covid-19 por se tratar de um trabalho essencial. Metroviários e ferroviários, no entanto, desistiram de fazer a greve após o governo ter anunciado que iria começar a vaciná-los a partir do dia 11 de maio. Esse público soma cerca de 10 mil pessoas.
Mas os motoristas e cobradores de ônibus não haviam sido incluídos nessa medida e continuaram a pressionar o governo, ameaçando fazer a greve e um protesto na Avenida Paulista. Com isso, na noite do dia 19, o governo convocou os sindicatos representantes da categoria para uma reunião no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, e assumiu o compromisso de inclui-los como grupo prioritário na campanha de vacinação.
A greve foi então suspensa e a vacinação dos motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais foi anunciada para iniciar no dia 18 de maio. A previsão do governo é vacinar cerca de 165 mil desses profissionais.