Da NTU – Por Roberto Sganzerla especialista em Marketing de Transportes
Foto: Jefferson Silva/Ilustração
Temos visto nos últimos dias alguns mms e vídeos rodando na internet, questionando por que não se pode fazer “aglomeração” em casa, em festas privadas ou clandestinas, e no “transporte coletivo” pode.
A resposta é porquê não são a mesma coisa, por mais que esta afirmação possa parecer contrária ao senso comum, e fazer afirmações baseadas apenas no senso comum e não em estudos qualificados, pelos menos referente a esta pandemia, pode ter alta margem de erro.
O problema se agrava quando muitos da imprensa continuam dando voz a tais afirmações, ao invés de respaldarem seu ponto de vista em estudos científicos e trabalhos confiáveis realizados em diversos lugares do mundo, inclusive no Brasil, que tratam do assunto. Mas emitir opinião pelo senso comum, sempre é mais fácil do que a pesquisa e o estudo.
Vamos a priori analisar uma das constatações do inquérito sorológico da capital paulista, realizado pela Prefeitura de São Paulo em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), apresentado em Fevereiro/21, sobre o risco de pegar a covid-19 na cidade de São Paulo, conforme noticiado pelo Diário Transportes 1:
Entre os que saem para atividades não essenciais, como lazer, bares e restaurantes, a taxa de prevalência é de 19,2% (sem restrição alguma).
Saindo para trabalhar ou para outras atividades essenciais, seja de carro e transporte público (ônibus, trens e metrô), a taxa de prevalência é de 13,6%
Ficar em casa ainda é mais seguro, mas não muito mais do que em relação a quem trabalha: a prevalência é de 11,4%
O Professor Jose Medina – Médico do Centro de Contingência da covid-19 em São Paulo, em sua fala nesta quinta-feira (11/03) durante a coletiva do governador João Dória, no Palácio dos Bandeirantes, complementa:
“O risco de contágio é maior em aniversário com aglomerações do que no transporte público. No aniversário você tem tempo de exposição maior e tem aglomerações de pessoas com faixas etárias diferentes. E com muita informalidade. Todos conhecemos histórias de quem foi em festas e depois apareceram 3 ou 4 pessoas contagiadas. No transporte público é mais difícil definir isso, mas lá tem protocolo, tem máscara e as pessoas estão pensando no vírus”.
Outro ponto importante a se destacar, que demostra que o Transporte Coletivo não é um vetor de transmissão como alguns pensam, é o fato de que o índice de contaminados pela covid- 19 entre os funcionários do sistemas de transportes coletivos, via de regra, tem sido expressivamente menor do que a média da população da cidade, a exemplo de Porto Alegre.
Segundo a estatística realizada em Fevereiro/21 o índice de contaminados pela covid- 19 entre os funcionários do sistema de Transporte por Ônibus da Capital de Porto Alegre, foi 28% menor que o da população geral da cidade.