Do O Globo
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil/Ilustração
RIO — A Prefeitura do Rio decidiu proibir a entrada de ônibus, vans e outros veículos fretados na cidade entre os dias 12 e 22 deste mês. o objetivo é reduzir a movimentação de pessoas na cidade durante o período de carnaval, para evitar aglomerações. Geralmente, esses veículos alugados transportam pessoas para um “bate e volta” entre o Rio e as cidades de origem. Medida semelhante já havia sido adotada no réveillon.
A medida consta de um decreto do prefeito Eduardo Paes publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial e não se aplica para ônibus de turismo desde que os passageiros comprovem que estão hospedados no Rio de Janeiro.
O decreto, publicado no dia seguinte ao que o Rio superou São Paulo no número de mortes por Covid-19 no país, inclui outras medidas para evitar aglomeracões no carnaval. A fiscalização caberá à Secretaria de Ordem Público, entre outros órgãos.
Alguns pontos do decreto:
- Se algum bloco insistir em desfilar não receberá autorização para participar da folia em 2022
- Proíbe concentrações, desfiles ou qualquer atividade que se assemelhe a blocos
- Proíbe licenças excepcionais para o comércio ambulante trabalhar durante o carnaval para qualquer evento na cidade
- A prefeitura pode apreender mercadorias, equipamentos de som e carros, entre outros objetos, para dar cumprimento ao decreto
- Além da apreensão, o responsável está sujeito a multa