Por Automotive Business
Foto: Tiago Wenceslau (Ônibus Brasil)
O setor de transporte rodoviário de passageiros esteve entre os mais afetados pela pandemia de coronavírus, com interrupção de viagens e queda abrupta do faturamento. O Grupo JCA – dono de algumas das maiores viações do País como Cometa, 1001 e Catarinense – conseguiu compensar parte da retração com a criação da Wemobi, viação digital que completou quatro meses com 40 mil viagens vendidas entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com venda de passagens por aplicativo a preços mais acessíveis. Após o rápido crescimento, mais quatro novos ônibus foram incorporados à frota da Wemobi, que agora soma dez, e a empresa vai ampliar o número de rotas oferecidas.
A Wemobi é uma startup incubada pela e-bus, unidade de negócios digitais e inovação do Grupo JCA, e começou a operar regularmente em julho passado, competindo com as diversas plataformas digitais de vendas de passagens rodoviárias que surgiram no mercado brasileiro. A viação opera com veículos próprios, identificados com a marca da empresa, com pontos de embarque e desembarque em rodoviárias e outros pontos públicos como shopping centers. Recentemente, a empresa inaugurou novos pontos para os trechos São Paulo–Rio de Janeiro, com saídas diárias do Terminal São Mateus/Shopping Aricanduva e Shopping Tamboré/Terminal Barra Funda com destino à rodoviária Novo Rio (RJ), além de oferecer novos horários de viagens diretas no terminal Barra Funda (SP) e Glória (RJ).
“Avançamos bastante em poucos meses de operação e já planejamos expandir nossas rotas, alcançando as capitais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mas seguimos com cautela e de forma gradual nessa expansão, pois buscamos oferecer uma opção acessível e segura neste momento, ainda de pandemia. Estamos seguindo rígidos protocolos sanitários e de prevenção”, explica Rodrigo Trevizan, diretor executivo da e-bus e da Wemobi.
Todo o processo de compra de passagens para viajar nos ônibus da Wemobi é integralmente digital, inclusive no momento de embarque: as passagens impressas foram substituídas por um sistema de reconhecimento facial, totalmente sem contato, garantindo mais agilidade e segurança no embarque.
“Tivemos uma alta aceitação do público, principalmente dos jovens, que buscam maneiras práticas e financeiramente acessíveis de viajar. Tanto que percebemos que cerca de 41% de nossos atuais clientes conheceram a Wemobi por meio das redes sociais, principalmente em nossa página no TikTok, que está com mais de 40 mil seguidores”, complementa Trevizan.
A empresa garante que segue protocolos de higiene para garantir a segurança sanitária necessária aos passageiros neste momento. Segundo a Wemobi, todos os seus ônibus são sanitizados após cada viagem, com limpeza e vaporização interna para desinfecção de todas as superfícies do ambiente. Também está sendo oferecido álcool gel na entrada dos veículos e antes do embarque é feita a medição de temperatura, além de ser obrigatório o uso de máscara de proteção durante todo o percurso.