Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
Mesmo com volumes menores em ano de pandemia, a Mercedes-Benz mantém sua destacada liderança nas vendas de ônibus no País. De janeiro a outubro deste ano, a marca emplacou quase 5.600 ônibus, conquistando cerca de 50% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT.
“Somos os responsáveis pela maior parte das vendas de ônibus para fretamento em 2020”, informa Walter Barbosa. “Considerando o volume acumulado de janeiro a outubro, foram emplacados 688 ônibus Mercedes-Benz desse segmento em 2020, o que dá à marca 57% de market share”.
De acordo com o diretor, a pandemia afetou todos os segmentos de ônibus, mas o de fretamento foi o menos prejudicado. Isso se deu por conta do fretamento contínuo das empresas que, para se adequar às medidas de segurança em relação à COVID-19, tiveram que aumentar o número de ônibus para reduzir o número de pessoas por veículo e garantir o distanciamento entre os funcionários.
Outros setores, como o de celulose, por exemplo, alcançaram crescimento durante a pandemia, demandando assim novos contratos com empresas de fretamento. Para 2020, a Mercedes-Benz projeta que o segmento de fretamento deva responder por 11% de um total de 13.500 ônibus emplacados no mercado brasileiro, seguindo expectativas da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).