Do Diário do Transporte
Foto: Dinarte Mariz/CBTU Natal
O Presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e o Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional aprovaram investimentos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos S.A. – CBTU na região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte.
A medida consta da Resolução CPPI nº 143, publicada ne edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 16 de novembro de 2020.
A Resolução considera o estágio inicial da desestatização da CBTU, especificamente da praça de Natal. Além disso, lembra que ainda não foi assinado Acordo de Cooperação Técnica com o Estado do Rio Grande do Norte para a desestatização da Companhia.
Levando em consideração que o Ministério do Desenvolvimento Regional entende que os investimentos em expansão são relevantes e que não trarão restrição ao processo de desestatização, a Resolução autoriza os seguintes investimentos na região metropolitana de Natal:
- Linha Branca – Trecho I, com 3,4 km de remodelação de linha de trem;
- Linha Branca – Trechos II e III, com 20,6 km remodelação de linha de trem; e
- Linha Roxa – Trecho I, com construção de 4,2 km de linha de trem.
O Conselho de Administração da CBTU deverá agora deliberar sobre todos os investimentos e, uma vez aprovados, deverá monitorar, juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Regional, a implementação, de modo a não restringir o processo de desestatização
O ato segue assinado pelo Ministro da Economia e Presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos, Paulo Guedes, e pelo Ministro de Estado do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho.
LINHAS BRANCA E ROXA
O Sistema de Trens Urbanos de Natal é operado por composições diesel em duas linhas ferroviárias com extensão total de 56,2 km abrangendo 4 municípios transportando cerca de 14,3 mil passageiros/dia.
A Linha Norte com extensão de 38,5 km, abrangendo 3 municípios, Natal, Extremoz e Ceará Mirim, com 13 estações em operação e a Linha Sul com 17,7 km, abrangendo 2 municípios, o de Natal e o de Parnamirim, com 10 estações em operação.
Em junho deste ano o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou a liberação de R$ 75,7 milhões para a ampliação da malha férrea.
Desse montante, R$ 53,7 milhões será destinada à expansão da Linha Sul, com a implantação da Linha Branca.
O novo trecho será composto por 24 quilômetros de via permanente, além de seis estações, e permitirá a ligação entre Natal e Nísia Floresta, passando pela cidade de São José do Mipibu.
Os R$ 13 milhões restantes estão destinados à implantação do Trecho 1 da Linha Roxa, com 3,6 quilômetros de trilhos e quatro estações. A etapa tem início na Linha Norte, em Extremoz, corta o município de São Gonçalo do Amarante e chega ao Aeroporto Internacional de Natal.