Do Jornal Valor Econômico
Foto: Jan Vašek (Pixabay)
Empresas rodoviárias, que buscam se recuperar da crise na pandemia, ganharam mais um canal de vendas on-line com a chegada da BlaBlaCar. A empresa que oferece agendamento on-line de caronas em longas distâncias, anunciou na quarta-feira a venda de passagens de ônibus com 40 viações parceiras. O serviço vai ao ar com 16 viações incluindo Viação Garcia, Itapemirim e Grupo Santa Cruz.
O comércio eletrônico tem ajudado a levantar as vendas do setor que chegou a ter queda de 95% nas vendas no início da pandemia, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati). Letícia Pineschi, conselheira da associação, informa que as vendas on-line cresceram entre 7% e 10% na pandemia. “A internet representa 13% das vendas no Nordeste e 30% no Sudeste”, afirmou ela.
Ricardo Leite, diretor-geral da BlaBlaCar no Brasil, aposta no potencial das vendas on-line que, segundo ele, representaram 10% das vendas do setor no ano passado. “Há uma oportunidade muito grande e a gente quer fazer parte disso”, disse.
Para as empresas rodoviárias, o novo portal vai colaborar com as vendas de assentos vazios nos ônibus e dar suporte à retomada das vendas. “Em abril, tivemos 15% do movimento em relação ao mesmo mês de 2019 e chegamos a setembro com 40% do nível do ano passado”, informou Francisco Mazon, CEO do Grupo Santa Cruz, que prevê recuperar 80% das vendas no fim de 2021.
Entre os diferenciais em relação a serviços on-line já estabelecidos como ClickBus e Guichê Virtual, a BlaBlaCar aposta em uma taxa de conveniência 50% inferior à dos concorrentes e descontos. No momento, segundo Leite, as vendas de ônibus são separadas do serviço de caronas, mas a ideia é integrar os serviços.
Na semana passada, a ClickBus ampliou a venda de passagens on-line em parceria com o Rappi Travel, novo canal de vendas de passagens e hospedagens do Rappi no Brasil.
“A aliança faz parte da ampliação de canais parceiros da ClickBus com aplicativos”, conta Marcel Bianchi, diretor de parcerias da ClickBus. No ano passado, a empresa fechou sua primeira aliança com o aplicativo de conta digital Ame, da B2W. “Outro desafio é fazer com que os agentes de turismo vendam mais passagens de ônibus”, disse o executivo. Hoje, a empresa conta com 7 mil agências parceiras em um universo de 22 mil. Na pandemia, a ClickBus teve redução de 90% nas vendas e vem retomando aos poucos.
O Guichê Virtual iniciou o ano mais do que dobrando suas vendas de passagens pela internet, mas também sofreu com a diminuição de 90% no movimento em março e abril e teve que reduzir a equipe em 15% para se manter no azul. “Foram decisões importantes que achamos necessárias, mas agora estamos retomando contratações e operando com 85% do volume pré-pandemia”, disse Thiago Carvalho, cofundador e CEO da empresa.
Após o baque, segundo Letícia, o setor recuperou até 60% do ritmo usual de vendas em setembro. O resultado de 2020 deve ser 30% inferior a 2019, mas é difícil fazer uma previsão certeira. “No momento, não temos previsão. Temos esperança”, afirmou.