PE: Motoristas e cobradores de ônibus paralisam atividades no Recife em protesto pelo fim da dupla função

Do G1 PE
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

Motoristas e cobradores paralisaram as atividades, nesta terça-feira (13). Como forma de protesto, os coletivos foram estacionados em corredores de ônibus do Recife. Os manifestantes são contra o acúmulo de função por rodoviários.

Na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade, havia uma fila que seguia também pela Avenida Conde da Boa Vista. Também foram registrados coletivos parados na Avenida Agamenon Magalhães e na Rua dos Palmares. Próximo ao Shopping Tacaruna, passageiros desceram e seguiram a pé pela Avenida Cruz Cabugá.

O protesto, que começou por volta das 7h30, foi convocado para pedir a aprovação do Projeto de Lei 05/19, que prevê o fim da dupla jornada para motoristas de ônibus, que passaram a atuar também como cobradores em algumas linhas. A manifestação terminou às 13h10.

O PL, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), estava previsto para ser votado nesta terça-feira (13), mas, segundo o político, foi adiado por falta de quórum na Câmara dos Vereadores do Recife. O projeto deve entrar na pauta novamente na segunda (19).

A cozinheira Nayara Ribeiro saiu do bairro de Peixinhos, em Olinda, em direção à Avenida Conde da Boa Vista, no centro da capital pernambucana, para uma consulta médica. “Complicado, né? Porque a gente entende a greve, mas também complica a nossa vida que já está tão difícil”, afirmou.

A vendedora Luciana de Lima Santos, que usa muletas para se deslocar, contou que saiu de Pau Amarelo, no município de Paulista, em direção ao Centro do Recife, mas teve que saltar na Avenida Cruz Cabugá. “O ônibus chegou aqui e parou, aí a gente teve que descer”, disse.

Dina Pires, aposentada, saiu de Abreu e Lima, na Região Metropolitana, em direção ao bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Ela contou que foi à uma consulta médica, não conseguiu atendimento e ficou esperando algum ônibus para poder voltar para casa.

“Acho um absurdo, eu que sou mais velha, estar aqui em uma situação dessas. Mas o que pode fazer, né? Se eles estão fazendo greve é porque tão precisando”, declarou.

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Avenida Conde da Boa Vista foi bloqueada em direção ao Centro. Os veículos estavam sendo desviados na altura das ruas do Hospício e Gervásio Pires.

A CTTU informou, também, que havia integrantes do ato ocupando faixas da Avenida Agamenon Magalhães, nas proximidades da Praça do Derby, nos dois sentidos da via.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transportes afirmou que foi surpreendido pelo protesto e que notificou o Sindicato dos Rodoviários devido às “sucessivas paralisações sem comunicados prévios”. O consórcio disse, ainda, que trabalhava em parceria com a CTTU e a Polícia Militar para realizar os desvios de itinerário nas linhas atingidas pelo protesto.

A reportagem entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), mas a entidade não quis se pronunciar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.