Trens metropolitanos da SuperVia, no Rio, passam a aceitar pagamentos por aproximação Visa

Da SuperVia
Foto: GERJ/Ilustração/Arquivo/Fotos Públicas

Desde a última segunda-feira, 24 de agosto, passageiros portadores de cartões com tecnologia por aproximação de crédito, débito e pré-pagos Visa podem pagar suas viagens no sistema ferroviário do Rio de Janeiro, administrado pela concessionária SuperVia. A solução traz mais agilidade e conveniência para quem usa o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio, que atende 12 municípios (Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).

Com a inclusão da Visa como forma de pagamento direto nas catracas das estações de trem, o passageiro não precisa se preocupar em sacar dinheiro, perder tempo em filas ou se lembrar de ter o trocado da passagem para o trem. Basta aproximar o cartão de crédito, débito, pré-pago ou o dispositivo móvel Visa com a tecnologia de pagamento por aproximação nas catracas sinalizadas que aceitam a tecnologia. Tanto o cartão, quanto os terminais habilitados possuem o sinal de 4 ondas.

A adoção de pagamentos por aproximação continua a crescer em todo o mundo à medida que mais consumidores experimentam o impacto positivo que esse tipo de pagamento pode ter na vida cotidiana. No Brasil não poderia ser diferente . A tecnologia já foi implantada no metrô e em algumas estações das barcas do Rio de janeiro, além de linhas de ônibus em São Paulo . “Desde o ano passado, o pagamento por aproximação tem trazido mais conveniência para a população e turistas dessas cidades. Agora, com a aceitação nos trens urbanos do Rio vai ampliar ainda mais sua conveniência a todos que precisam se locomover entre esses 12 municípios”, explica Marcelo Sarralha, diretor de Soluções e Inovação da Visa do Brasil.

Com uma malha ferroviária de 270 quilômetros, dividida em cinco ramais, três extensões e 104 estações, a solução já está disponível para uso em 36 estações dos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo.

“Iniciamos esse projeto de pagamento por aproximação há dois anos, em apenas seis estações e, ao longo do tempo, fomos expandindo a tecnologia. Agora, com a entrada da Visa nessa parceria, vamos conseguir proporcionar o serviço a um número maior de passageiros. Essa tecnologia tem vantagens tanto para a SuperVia quanto para o cliente, já que oferece mais segurança, eficiência para o sistema de transporte e inteligência para a mobilidade urbana”, explica Philippe Brito, gerente de Arrecadação e Bilhetagem Eletrônica da SuperVia.

A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura – para cartões de crédito, ou na conta corrente – para cartões de débito ou pré-pagos, sem custo adicional ou taxas. A tecnologia oferece mais praticidade e agilidade para o usuário e garante mais fluidez no momento do embarque, além de ser tão seguro quanto usar os cartões com chip usuais. Traz inúmeros benefícios ao cotidiano de quem usa o transporte público e para as empresas que os gerenciam, já que possibilita uma melhor experiência para o cliente e ajuda a reduzir as despesas gerais de emissão de bilhetes.

O impacto do pagamento por aproximação vai além do transporte público, que funciona como um catalisador do uso da tecnologia. “Em nossa experiência no Brasil e no mundo, testemunhamos mudanças no comportamento dos consumidores e dos estabelecimentos comerciais assim que lançamos essas soluções, com um impacto direto no cotidiano. A tecnologia do pagamento por aproximação veio para ficar, mais um bônus que a transformação digital e a inovação nos trazem”, completa Sarralha.

Sobre a SuperVia

A SuperVia opera o serviço de trens urbanos do estado do Rio de Janeiro e até março/2020, antes do início da pandemia do novo Coronavírus, transportava em média 600 mil passageiros por dia (hoje, essa demanda está em cerca de 300 mil clientes). O sistema é composto por 270 quilômetros de via férrea e 104 estações, que atendem 11 municípios da região metropolitana e bairros da capital do Rio de Janeiro. A SuperVia faz integração com cinco estações de metrô e oito do BRT, o que facilita a locomoção da população fluminense em um transporte não poluente e livre de congestionamentos.

Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, desde 2010 a SuperVia vem realizando os maiores investimentos da história do sistema ferroviário dos últimos 40 anos. O investimento total já realizado nessa década foi de R? 2,4 bilhões, sendo metade pela SuperVia e a outra parcela pelo Estado. Em maio de 2020, a SuperVia foi adquirida pela GUMI Brasil, formada pelas empresas Mitsui e JRWest, que é a operadora dos trens da região oeste do Japão, além do JOIN, fundo controlado pelo governo japonês.

O programa de melhorias está em curso e já contemplou a renovação da frota de trens, o reforço no novo sistema de sinalização, a construção de um novo Centro de Controle Operacional, a modernização do sistema de sonorização, além da revitalização da infraestrutura ferroviária, que incluiu a recuperação da via férrea, a reforma das estações e a aquisição de novos equipamentos.

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