Por UNIBUS RN
Foto: Rubson Caetano (Gentilmente cedida pelo portal Busologia Natalense)
O plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, pautou pela terceira vez o Projeto de Lei que institui uma ajuda financeira bilionária, bancada pela União, para as empresas de ônibus de todo o país. O projeto está na pauta de uma Sessão Virtual, marcada para a tarde desta quarta-feira, 26.
A sessão começa às 13:55 (Horário de Brasília) e terá ainda na pauta outros quatro projetos de lei que os deputados federais poderão votar.
O Projeto de Lei 3364/2020, que poderá ser votado hoje, prevê socorro financeiro de R$ 4 bilhões para as empresas de ônibus de todo o país, motivado pelas perdas econômicas impostas pela pandemia do COVID-19, declarada em março pela Organização Mundial da Saúde.
No parecer apresentado pelo Deputado Federal Hildo Rocha (MDB / MA), os R$ 4 bilhões serão destinados para empresas que operam transporte público via ônibus e metrô em regiões metropolitanas e cidades com mais de 300 mil habitantes, tendo algumas contrapartidas a serem cumpridas. “Superado o momento difícil por que passam as empresas, esses sistemas precisam de alterações estruturais, sobretudo na governança e no melhor atendimento à população”, disse Hildo, em entrevista à Agência Câmara de Notícias.
Esta será a terceira tentativa de votação do socorro financeiro. O projeto foi pautado outras duas vezes para votação dos deputados, porém em nenhuma dessas sessões o texto foi analisado. Caso seja aprovado, o projeto segue para a análise dos Senadores e, com a aprovação, segue para a sanção do presidente da república.