Ônibus do transporte coletivo de Belo Horizonte aderem a programa de fidelidade

Do Diário do Transporte
Foto: Divulgação

Após mais de dois anos de atuação em cidades de Minas Gerais, a startup Ecobonuz chega finalmente à capital do estado. Uma parceria entre o Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil) e a Ecobonuz foi anunciada nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, e já começa a receber os primeiros cadastros.

Celio Freitas Bouzada, presidente da BHTrans, destaca que a implantação do programa passou pela análise e aprovação prévia do órgão gestor municipal, que fez a articulação após conhecer a solução em seminário técnico nacional e por meio de publicações especializadas.

“Estas medidas são muito aderentes às políticas públicas municipais de atrair e aumentar o número de usuários no transporte coletivo. Nós incentivamos esse tipo de solução que tem aplicação simples e agrega benefícios aos usuários, sem trazer ônus financeiros para o serviço de transporte”, afirma o gestor.

A proposta pioneira já foi implantada por mais de 50 empresas de transporte coletivo e rodoviário do país, e seu objetivo é transformar o relacionamento do usuário com o setor.

Ao se cadastrar nos canais oficiais do programa – site ou pelo aplicativo Ecobonuz (disponível, gratuitamente, para plataformas Android e iOS) –, o cliente ingressa em uma espécie de game, recebendo desafios personalizados periodicamente. A cada desafio cumprido, a pessoa recebe EBZs (moeda virtual), que podem ser trocadas por benefícios diversos, como: recarga de celular ou passagens, pagamento de contas (água, luz, telefone) e vale-presentes de mais de 300 marcas do e-commerce. Entre elas, Ali Express, Amazon, Americanas, Carrefour, McDonald’s, Spotify e C&A.

A Ecobonuz no entanto, afirma que os benefícios oferecidos pela plataforma agregam valor ao transporte público de forma ampla.

A startup mineira conta com uma equipe dedicada à gestão de big data (inteligência de dados), que transforma o comportamento do usuário em informações estratégicas, fundamentais para o aprimoramento do serviço e das políticas públicas de mobilidade urbana. Esse foi um dos diferenciais que fundamentaram a parceria com o Transfácil.

Para o presidente do Transfácil, Ralison Guimarães, o setor está investindo em soluções que transformem a relação do usuário com o transporte coletivo. “Nós queremos estar cada vez mais próximos de nossos clientes e oferecer a eles uma experiência positiva durante toda a sua jornada no transporte público. Sem dúvida, a Ecobonuz será uma importante aliada nesse processo, pois o usuário tem liberdade e boas opções para trocar seus pontos e, assim, apoiar a gestão de seu orçamento doméstico”, avalia

Bouzada acredita que o programa de relacionamento está alinhado com o desenvolvimento da mobilidade urbana na capital, que visa garantir a qualidade do serviço e a consequente fidelização dos passageiros. “Precisamos de soluções criativas, que façam a diferença na tomada de decisão sobre os meios de deslocamentos e que, principalmente, traga confiabilidade nos serviços oferecidos. O retorno dos usuários ao transporte coletivo passa por novas parcerias, quebras de paradigmas, conforto, informação, novos modelos operacionais na prestação dos serviços e facilidade no uso, para que os usuários sintam que essa modalidade é uma opção para suas demandas diárias. É preciso inovar e reestabelecer um novo modelo de transporte.”, avalia.

ATUAÇÃO

Em dois anos, a mineira Ecobonuz segue em ritmo de expansão por todo país. Atualmente, a solução está presente em linhas do transporte coletivo urbano e rodoviário de mais de 50 cidades mineiras e em outras dos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco.

Túlio Lessa, Co-fundador da empresa, afirma que a consolidação nacional da iniciativa está alinhada ao momento de reinvenção do setor. “O setor de transporte público vive um momento desafiador e é preciso apostar em soluções que tragam uma nova lógica de valor ao usuário, mostrando a ele que estamos comprometidos com a transformação de sua experiência. A Ecobonuz funciona como uma ponte que conecta os interesses de empresas e de seus clientes, contribuindo para a construção de um relacionamento de mão dupla”, analisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.