Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
O distanciamento social e as quarentenas, medidas de proteção às pessoas frente aos impactos da pandemia, levaram à redução drástica no número de usuários de ônibus, tanto no transporte coletivo urbano, quanto nas viagens rodoviárias. Isso afetou sensivelmente as vendas do setor no País em 2020, que tiveram queda de 40% no volume de emplacamentos no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.
A Mercedes-Benz, no entanto, segue mantendo sua destacada liderança de vendas no País. No acumulado dos primeiros seis meses do ano, a marca emplacou 3.165 ônibus, conquistando 56,3% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT – peso bruto total. Isso significa 3,8 pontos a mais em relação aos 52,5% do mesmo período de 2019.
“Mesmo em volumes menores, as renovações e ampliações de frota do transporte coletivo urbano são as que mais puxam as vendas do setor”, informa Walter Barbosa. “Vale destacar o emplacamento de 1.919 ônibus da marca neste segmento, alcançando a liderança em urbanos com cerca de 74% de market share”.
No segmento rodoviário, a liderança da Mercedes-Benz supera os 55% de participação, com o emplacamento de 613 unidades no primeiro semestre.
A Mercedes-Benz é também a que mais vendeu ônibus para fretamento no Brasil em 2020. Considerando o volume acumulado de janeiro a junho, foram emplacadas 253 unidades para este segmento do transporte de passageiros, o que dá à marca mais de 53% de market share.
Também no primeiro semestre, foram emplacados 315 microônibus ORE 2 da marca Mercedes-Benz, o que significa a liderança com 56% nessa categoria do programa Caminho da Escola.