Por UNIBUS RN
Foto: Júnior Mendes/Ilustração
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) determinou ao Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (SETURN) que viabilize a circulação de 43% da frota de ônibus da capital, ou seja, 254 veículos durante a greve dos trabalhadores do sistema prevista para a próxima segunda-feira (22).
A medida visa evitar a superlotação dos veículos da frota durante este período de pandemia da COVID-19, tendo em vista que já foi verificado que 30% da frota circulando – como determina a Lei de Greve – é insuficiente para atender as necessidades da população. A medida visa evitar aglomeração, não tornando o transporte público um vetor de disseminação do vírus e permitindo um deslocamento mais seguro no que se refere as medidas de distanciamento social tanto para os passageiros como para os operadores do sistema.
A STTU já vinha aumentando a frota operante de acordo com dados levantados pela equipe de fiscalização e recomendada, à época, pelo Promotoria de Defesa do Consumidor para minimizar aglomerações no transporte público.