Por UNIBUS RN
Foto: Juraj Varga (Pixabay)
A Prefeitura do Natal divulgou que publicará hoje, 30, um decreto que regulamenta a utilização de máscaras em espaços públicos por toda a cidade, sendo mais uma medida de combate ao COVID-19, novo tipo de Coronavírus em circulação no Brasil. O transporte público também será afetado pelo decreto, onde será obrigatório o uso de máscaras pelos passageiros.
De acordo com a Prefeitura, o Diário Oficial do Município de hoje trará um decreto, assinado pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), com normas que regulam o funcionamento de serviços essenciais em Natal, como o comércio e serviços públicos. Dentre as normas anunciadas, está a obrigatoriedade do uso de máscaras nos veículos que operam o transporte público de passageiros. O uso será obrigatório para usuários e rodoviários.
Além do transporte público, será exigida a utilização de máscaras pela população nos estabelecimentos comerciais com funcionamento autorizado e nas repartições públicas que estejam com atendimento ao público. O decreto traz, ainda, regras para que o comércio possa funcionar, como informações sobre a higienização dos ambientes e o controle de acesso de funcionários e clientes.
+ Leia Mais: Decreto da Prefeitura de Mossoró obriga uso de máscaras pelos passageiros do transporte público
De acordo com a Prefeitura do Natal, o decreto ainda recomendará o uso das máscaras pela população “sobretudo quando houver necessidade de contato com outras pessoas, deslocamento em vias públicas ou outras medidas que interrompam o isolamento social”, conforme nota oficial publicada em seu site.
A Prefeitura informa, ainda, que essas regras previstas no decreto seguem entendimento do Governo do Estado, que publicou outros decretos com normas válidas em todo o Rio Grande do Norte e que também fazem parte da política de combate ao COVID-19. “O objetivo é garantir, com muito critério e responsabilidade, a segurança das pessoas que trabalham e que precisam dos produtos e serviços nas unidades comerciais que estarão funcionando durante o estado de calamidade que se prolonga”, diz o prefeito Álvaro Dias, através da nota oficial publicada no site da Prefeitura.
Na última atualização do boletim epidemiológico publicada pelo Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Saúde contabilizou até às 23h do dia 28 de abril 1086 casos do novo Coronavírus no RN. Desses, 352 pessoas já estão clinicamente curadas, enquanto 54 pessoas faleceram.