Os ‘Foz Super’ na frota da empresa Guanabara

Por UNIBUS RN
Fotos: Acervo UNIBUS RN/Ônibus Brasil

Em 2007, com a adesão das empresas de transporte de Natal aos ônibus do tipo ‘micrão’, a Guanabara estreou em Natal um novo modelo em sua frota: era o Foz Super, fabricado pela Induscar CAIO. A empresa já era cliente da montadora há anos e trazia o novo modelo para fazer parte de suas operações.

Inicialmente, os novos ônibus, encarroçados no chassi Mercedes-Benz OF-1418, foram direcionados para linhas de menor demanda, especialmente as que ligavam os bairros da zona norte e zona oeste ao centro de Natal. Dos ônibus adquiridos, um deles contava com elevador para deficientes físicos.

Em 2008, a renovação da empresa contou novamente com a inclusão do modelo. Diversas unidades também passaram fazer parte da frota da Guanabara, desta vez, com a configuração semi-acessíveis, já que não contavam com os elevadores, mas tinham o espaço para o cadeirante. Nesta renovação, apesar de a maioria dos ônibus contar com chassi Mercedes-Benz OF 1418, a empresa também recebeu unidades com chassi Volkswagen 15-190 OD.

A partir da década de 2010, os ônibus começaram a ser desativados. Curiosamente, inicialmente os fabricados em 2008 foram desativados, e posteriormente os de 2007 deixaram a frota da Guanabara.

Ainda assim, a empresa recebeu outras unidades do Foz, desta vez na nova geração do veículo, redesenhado pela montadora. Foram dois dos modelos adquiridos 0 km pela Oceano – empresa que pertence a Guanabara, direcionada a atuação na região metropolitana – em 2011, repassados para a Guanabara em meados de 2018. Estes permanecem na Guanabara, e operam as linhas 23-69 (Felipe Camarão/Alecrim) e 592 (Circular – Term. Soledade I/Santa Cecília), de baixa demanda na capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo