Do Diário do Transporte:
Foto: Ilustração/UNIBUS RN/Arquivo
A unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, vai retomar as operações no dia 04 de maio de 2020. Contudo, diante do cenário de pandemia do novo coronavírus, os funcionários vão trabalhar com redução de jornada em 25%.
O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira, 22 de abril de 2020, por meio de nota à imprensa. Os trabalhadores atualmente estão em férias coletivas.
A redução será válida, segundo a fabricante, no período de 04 de maio a 31 de julho de 2020, para todos os administrativos que não estejam ligados à produção, com a consequente redução salarial conforme patamar de salário dos empregados.
“Todos os funcionários administrativos que puderem desenvolver atividades à distância seguirão trabalhando em home office, atendendo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde)”, informou a Mercedes-Benz.
A fabricante anunciou ainda a suspensão temporária de contratos de trabalho de cerca de 50% dos colaboradores ligados diretamente à produção entre 04 de maio e 30 de junho de 2020.
“Ao término, será concedido um segundo período de suspensão temporária do contrato de trabalho, de 1º de julho a 31 de agosto de 2020, para os outros 50% dos colaboradores ligados à produção. A consequente redução nos salários também seguirá o patamar salarial dos empregados.”
As medidas foram anunciadas após negociação entre a Mercedes-Benz e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O acordo foi aprovado em votação online, no dia 18 de abril de 2020, para os mais de 8 mil profissionais da unidade de São Bernardo do Campo.
“Diante do atual cenário de pandemia do Coronavírus, a Mercedes-Benz do Brasil tem atuado em duas principais frentes: garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus colaboradores, conforme as recomendações da OMS e assegurar a saúde financeira da Empresa, ajustando seus volumes de produção à atual realidade do mercado”, informou, em nota.
ESTABILIDADE
Com este acordo, a Mercedes-Benz informou que vai garantir estabilidade de emprego até 31 de dezembro de 2020 para os profissionais da planta de São Bernardo do Campo.
“Dessa maneira, a Empresa mantém o seu compromisso de evitar demissões, além de assegurar a sustentabilidade do seu negócio no mercado brasileiro. São alternativas viáveis e que trazem mais tranquilidade a todos durante esse período extremamente desafiador”, informou.
Para as demais plantas de Campinas, Iracemápolis (SP) e Juiz de Fora (MG), as negociações seguem em andamento, de acordo com a Mercedes-Benz.