Por UNIBUS RN
Foto: Ilustração/Ônibus Brasil
Em João Pessoa, na Paraíba, o Prefeito Luciano Cartaxo anunciou na última sexta-feira, dia 17, um acordo firmado com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros no Município de João Pessoa – Sintur-JP para compra de créditos de passagens dos ônibus, consequentemente evitando demissões e garantindo a qualidade do transporte da população após a pandemia do coronavírus.
Com o acordo entre a Prefeitura de João Pessoa e o sindicato das empresas, estão garantidos os salários dos 2.200 profissionais do setor, entre motoristas, cobradores, despachantes e outros.
A Prefeitura fará uma antecipação na compra de créditos para as passagens de ônibus: “A Prefeitura de João Pessoa é responsável pelo pagamento da passagem de algumas categorias e vamos realizar a compra desse crédito de forma antecipada para que as empresas tenham receita suficiente para bancar a folha de pessoal”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo.
Entre as categorias que tem a passagem bancada pela Prefeitura de João Pessoa estão os servidores beneficiados com Vale Transporte, estudantes da Rede Municipal de Ensino que recebem o Passe-Livre e pessoas com HIV. A antecipação dos créditos será compensada, gradualmente, quando houver o retorno do serviço.
Aproximadamente 170 mil passageiros são transportados diariamente no transporte coletivo de João Pessoa. A aglomeração poderia ampliar a proliferação da Covid-19 na capital paraibana. Por isso, a Prefeitura decidiu suspender as atividades, garantindo apenas o transporte dos profissionais de saúde no período de ida e volta dos seus expedientes.
Em decreto publicado na sexta-feira, 17, ações preventivas ao coronavírus serão prorrogadas até o dia 3 de maio, incluindo o fechamento de estabelecimentos, a suspensão de aulas nas instituições do município e a paralisação do amplo atendimento do transporte público.