Por UNIBUS RN
Foto: Ilustração/Ônibus Brasil
Através de nota, a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros (Anatrip) afirmou que o serviço de transporte rodoviário de passageiros pode entrar em colapso no prazo de 90 dias, devido a queda de 60% da demanda estimada.
As dificuldades das empresas de ônibus vai afetar cerca de 80 milhões de usuários de baixa renda que não têm alternativas para se locomoverem. Até então, o setor não recebeu qualquer atenção por parte do Governo Federal, segundo a associação.
Para que as empresas não fechem as portas e possam garantir a continuidade dos serviços, a Anatrip solicitou a suspensão, por seis meses, da cobrança de impostos federais e estaduais. Entre os impostos federais, o PIS, COFINS e a CIDE incidente no óleo diesel, e nos estados, o ICMS – tanto o que incide sobre o óleo diesel como o que é cobrado dos passageiros – deixariam de ser cobrados, de acordo com o pedido feito pela empresa.
Uma outra sugestão feita pela associação é pela desoneração da folha de pagamento, a fim de preservar os empregos. As viações representadas pela Anatrip empregam 100 mil pessoas diretamente.