Quem usa transporte público na região metropolitana do RJ leva, em média, 67 minutos para chegar ao destino. É o maior tempo de deslocamento entre 10 regiões metropolitanas do país, segundo levantamento feito a partir de dados de milhões de viagens registradas no aplicativo Moovit. O estudo global analisou 99 metrópoles de 25 países.
Foto: Luiz Guilherme/Ônibus Brasil |
Dez regiões metropolitanas brasileiras estão incluídas no relatório: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O RJ tem o maior percentual de passageiros que fazem viagens longas, com mais de uma hora. De acordo com o levantamento, 36% levam entre 1 e 2 horas para chegar ao destino. E 11% levam mais de 2 horas.
No Rio, metade dos passageiros fazem duas baldeações por viagem. Outros 15% fazem 3 ou mais trocas. Apenas 35% dos trajetos são feitos sem baldeação.
Os números são similares aos de Barcelona, onde 49% dos passageiros fazem 2 baldeações e 16% têm 3 ou mais.
Cada passageiro percorre em média 13 km para chegar ao destino no RJ. É a segunda maior distância do Brasil, atrás apenas de Brasília, com 14,3 km. E maior que Cidade do México (12,3 km), Londres (10,7 km) e Nova York (10,2 km).
Antes de entrar no ônibus, trem, metrô e barca, os passageiros do RJ esperam em média 17 minutos. Tempo próximo ao de Los Angeles e Miami, ambas com 16,5 minutos.
De acordo com o levantamento, 32% dos passageiros andam mais de 1 km no trajeto, incluindo caminhada até ponto/estação, nas baldeações e até destino final. É o mesmo percentual de Los Angeles e menos que Lima (36%), São Paulo (40%) e Miami (53%).
G1 RJ