A coluna Retrô de hoje apresenta a combinação da marca Ciferal na empresa Via Sul/TransFlor. Uma das mais tradicionais empresas potiguares, a Via Sul opta por carrocerias da ex-montadora desde o início dos anos 1990, quando comprou as primeiras unidades do modelo “Padron Rio”, encarroçados em chassi Volvo B10M.
Antes desta compra, porém, um veículo da marca já fazia parte da frota da empresa. Tratava-se do carro 84023, que fez parte da frota da Aparecida, empresa antecessora da TransFlor em Natal.
O ônibus era do modelo Tocatins, encarroçado em chassi Mercedes-Benz OF 1113, que foi aproveitado pela TransFlor para suas operações em Natal, e ficou em operação até a primeira metade da década de 1990.
Anos mais tarde, em meados de 1990, já na gestão da TransFlor, a empresa comprou novas unidades de carrocerias Ciferal. Foram cinco veículos do modelo Padron Rio, encarroçados em chassis Volvo B10M, que tinham os prefixos 92131, 92132, 92133, 92134 e 92135.
Entre o final de 1992 e o início de 1993, a empresa também incluiu três unidades do mesmo modelo, porém, usados do Rio de Janeiro, e com uma diferença na marca dos chassis: tratava-se de Mercedes-Benz OF 1318.
Foram os carros 92047, 92048, e 92049, que chegaram com pouquíssimo tempo de uso em sua frota, sendo praticamente zero quilômetro.
Em 1993, houve ainda a inclusão de mais uma unidade do Padron Rio: era o carro 93079, que tinha características de ter sido reencarroçado, dado o modelo do seu chassi: Volvo B58.
Todos os Padron Rio permaneceram na frota e fizeram parte da trasição da marca para “Via Sul”, ocorrido em 1998 após uma mudança na sociedade da empresa.
E a transição da marca e surgimento da TransFlor aconteceu em meio a renovação com 10 ônibus zero quilômetro justamente da Marca Ciferal. Em 1999, a empresa adicionou 10 veículos do modelo Padron Cidade II. Foram os primeiros na nova marca, da Via Sul, e tinham, originalmente, os prefixos 99001 a 99010.
Os Padron Cidade operaram na Via Sul ao longo dos anos 2000, tendo sido “aposentados” em 2010. Eles operaram praticamente todas as linhas da empresa.
No início dos anos 2000, a empresa recebeu ainda duas unidades do GLS Bus. Os ônibus eram usados da empresa Cidade das Dunas, que também operava o transporte local.
Na Via Sul, os ônibus receberam os prefixos 05083 e 05087. O carro 05083 tinha chassi Mercedes-Benz OF 1620, e era do ano de 1996. O 05087 tinha chassi Volkswagen 16-210, tendo sido fabricado em 1997. A operação de ambos foi das linhas semi-urbanas de Nova Parnamirim e Eucaliptos.
Em 2007, após a Ciferal ter sido comprada pela Marcopolo, a Via Sul também comprou ônibus à marca.
Importantes renovações foram feitas entre janeiro de 2007 e setembro de 2010, com o modelo Torino – que apesar de ser da Marcopolo, era fabricado pela Ciferal, no Rio de Janeiro.
Atualmente, os Torinos continuam na frota da Via Sul, operando linhas urbanas e semi-urbanas. Além da Ciferal/Marcopolo, a empresa têm carrocerias da marca Induscar CAIO, Neobus e Mascarello.
Colaboração: Fellipe Lima
Fotos: Acervo UNIBUS RN/Acervo Natal de Ontem/Acervo Natal Nostálgica/Acervo Busão de Natal
Esses ciferais padron rio era no chassis volvo b-58-e, e o 93079 era re-encarroçado,antes ele era um ciferal condor prefixo 81076