A empresa Litorânea Transportes, operadora de linhas do sistema intermunicipal que atua na ligação entre a região de São José de Mipibu e Natal, fez melhorias significativas em sua frota ao longo de 2019. A empresa foi, dentre as viações urbanas e metropolitanas, a que obteve o melhor índice de renovação de frota no ano passado, tendo sido a campeã da renovação de veículos na Grande Natal.
O levantamento foi realizado pelo engenheiro e busólogo Flávio Dantas, e disponibilizado no grupo Ônibus Coletivo de Natal, que debate questões sobre a frota potiguar, reunindo dezenas de participantes em torno de temas relacionados ao transporte.
Segundo o levantamento, que levou em consideração a frota atual das viações e as renovações feitas pelas empresas no ano passado, a Litorânea alcançou a idade média da frota de 9,35 anos em 2019. No ano anterior, em 2018, a ideia média da frota da empresa era de 11,09 anos. O avanço de 1,74 anos resultou no primeiro lugar da empresa no índice.
O destaque da Litorânea se dá, especialmente, pelo fato de a frota da empresa ser relativamente pequena em meio a inclusão de 9 veículos do ano 2013, ocorridos a partir do segundo semestre do ano passado. Os ônibus do modelo Apache VIP III, encarroçados em chassis Volkswagen 17-230 OD, que fizeram parte da frota da empresa sergipana Atalaia foram incluídos na frota da Litorânea.
Em segundo lugar no índice, colada a Litorânea, ficou sua empresa-irmã, a Trampolim da Vitória, também operadora de linhas metropolitanas que ligam os municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba a Natal.
Semelhante à Litorânea, a Trampolim também recebeu unidades do mesmo veículo da empresa-irmã. Lá, foram cerca de 26 unidades, que fizeram com que a frota da empresa alcançasse o índice de idade média de 8,63 anos em 2019. O índice anterior, em 2018, era de 9,04 anos. No ano passado, a frota da empresa ficou 0,41 ano mais nova.
Ambas as empresas pertencem ao mesmo grupo empresarial, ligado à empresas que também atuam em outros estados da região nordeste, como Pernambuco e Sergipe. As renovações das viações no ano passado ocorreram unicamente com os veículos semi-novos.
O terceiro lugar do ranking ficou por conta da empresa Nossa Senhora da Conceição. Operadora de linhas urbanas de Natal, a Conceição fazia parte do grupo da Trampolim da Vitória até dezembro de 2018, quando retornou aos antigos proprietários. A mudança na sociedade resultou em uma renovação de frota com inúmeros carros semi-novos, fabricados entre 2010 e 2011, vindos de empresas do Ceará e de Pernambuco. Os veículos, dos modelos Torino e Svelto, contam com chassi Mercedes-Benz OF-1722.
A frota da Conceição obteve idade média de 10,73 anos. O índice de 2018 era de 10,46 anos. Na Conceição, a frota ficou 0,27 ano mais nova. A maioria dos veículos retirados de circulação eram os mais antigos da frota local, variando sua fabricação entre os anos de 2003 e 2006.
Já o quarto lugar ficou com a empresa Via Sul (linhas urbanas). A empresa alcançou o índice de idade média em 2019 de 7,11. Em 2018, seu índice era de 7,23 anos. Na empresa, a frota ficou 0,12 ano mais nova, o que condiciona a empresa ao mantimento de sua idade média do ano anterior.
Na Via Sul urbana – a empresa também tem atuação em linhas semi-urbanas, contabilizadas a parte no levantamento – também houve renovação de frota: veículos semi-novos e zero quilômetro passaram a fazer parte de sua frota em 2019. A empresa renovou com veículos do modelo Torino, da Marcopolo, usados do Rio de Janeiro, e fez uma compra de três ônibus zero quilômetro do modelo GranVia, da marca Mascarello. Todos os ônibus comprados pela empresa têm chassi Mercedes-Benz OF 1721.
As quatro viações – Litorânea, Trampolim da Vitória, Nossa Senhora da Conceição e Via Sul – foram as únicas que apresentaram melhorias nas idades médias de suas frotas. Nas demais empresas, mesmo com pontuais renovações ocorridas – seja com ônibus novos ou semi-novos – a idade média da frota aumentou.
Empresas Santa Maria e Guanabara também renovaram suas frotas com um ônibus zero quilômetro cada uma
Veja o ranking completo de avaliação da idade média das empresas urbanas e metropolitanas de Natal:
EVOLUÇÃO DAS FROTAS URBANAS DA GRANDE NATAL (POR IDADE MÉDIA EM ANOS)
Frotas que ficaram mais novas (idade em 2018 > idade em 2019)
1ª Litorânea: 11,09 > 9,35 (1,74 anos mais nova)
2ª Trampolim da Vitória: 9,04 > 8,63 (0,41 ano mais nova)
3ª Nossa Senhora da Conceição: 10,73 > 10,46 (0,27 ano mais nova)
4ª Via Sul (linhas urbanas): 7,23 > 7,11 (0,12 ano mais nova)
Frotas que aumentaram a idade média (idade em 2018 < idade em 2019)
1ª Santa Maria (linhas metropolitanas): 8,62 < 9,62 (Aumento de 1,00 ano)
2ª Parnamirim Field: 9,70 < 10,65 (Aumento de 0,95 ano)
3ª Via Sul (linhas metropolitanas): 9,26 < 10,16 (Aumento de 0,90)
4ª Cidade das Dunas: 7,77 < 8,48 (Aumento de 0,71)
5ª Cidade do Natal: 6,67 < 7,35 (Aumento de 0,68)
6ª Oceano: 8,41 < 9,07 (Aumento de 0,66 ano)
7ª Guanabara: 7,91 < 8,35 (Aumento de 0,44 ano)
8ª MDC/Campos: 10,13 < 10,47 (Aumento de 0,34 ano)
9ª Santa Maria (linhas urbanas): 8,47 < 8,71 (Aumento de 0,24 ano)
10ª Reunidas: 7,86 < 8,00 (Aumento de 0,14 ano)
Foto destacada: Josecledson Bernardo/Ônibus Brasil