A Metra, empresa dedicada ao transporte de passageiros no Corredor ABD, entre o bairro de Jabaquara, na zona Sul de São Paulo, São Mateus, zona leste, e sua extensão entre o município de Diadema e o bairro do Brooklin, na zona sul, promoveu o programa Garagem Aberta que reuniu busólogos, mantendo uma longa tradição de relacionamento com os admiradores de ônibus.
Foto: Reprodução (Metra Transportes) |
O grande interesse e procura dos busólogos levou a Metra a organizar duas turmas de admiradores, que nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro foram recebidos na sede da empresa, onde participaram de palestras, esclareceram dúvidas, visitaram as instalações, passearam de ônibus, receberam informações da história da empresa e puderam fotografar e filmar o que desejaram.
Busólogo é o termo que identifica pessoas que apreciam ônibus, reúnem-se para trocar informações, fotografam e filmam os veículos, colecionam e trocam imagens, miniaturas, bonés, camisetas, vídeos e histórias, prestigiam exposições, eventos e estudam veículos e empresas que os produzem ou os utilizam para o transporte de pessoas.
A maioria dos admiradores de ônibus é do sexo masculino, mas há mulheres, naturalmente em menor número, que também fazem parte do grupo de apaixonados e apreciam trocar informações. Entre elas, Lucimara dos Santos Lamy que acompanhou o pai desde os 8 anos de idade, na administração de uma empresa de venda de peças para ônibus e que, hoje, conhece tanto, que não tem receio de corrigir informações que julga equivocadas.
Outra mulher presente no evento foi Leila Severo, também apaixonada por ônibus e motorista habilitada há mais de 12 anos. Com experiência na profissão e capacitada para conduzir veículos pesados, revelou o sonho de ser contratada para dirigir um modelo biarticulado, com capacidade para transportar mais de 150 passageiros.
Entre os homens, João Pedro Santos, que acompanha a evolução dos veículos e dá exemplos de conhecimento como sobre o modelo de ônibus Volvo B58 com carroceria Caio Vitória, lançado em 1989, mas superado tecnicamente pelo Caio Milenium 340, lançado alguns anos depois, em virtude da evolução atingida pelas empresas fabricantes.
Fonte: Secco Comunicação