Fortaleza ganhou um novo serviço de transporte coletivo sob demanda, através de aplicativo. O TopBus+ será o novo modal de transporte, que utilizará uma tecnologia desenvolvida pela empresa americana Via, já implementada em cerca de 100 projetos. A capital cearense será a segunda cidade brasileira que irá disponibilizar a nova tendência de transporte, que tem como diferencial o conforto, flexibilidade e um preço acessível compatível à qualidade, além da causa sustentável e coletiva em contribuir com a diminuição de carros nas ruas e consequentemente a emissão de poluentes e congestionamentos.
![]() |
FOTO Hayanne Narlla – Tribuna do Ceará |
O TopBus+ é um novo serviço de transporte público coletivo, de caráter especial, sem rota fixa, que atenderá ao chamado de passageiros através de aplicativo. O propósito do serviço é priorizar o coletivo em prol da sustentabilidade e mobilidade urbana promovendo viagens compartilhadas sob demanda, com conforto, segurança e economia. A tecnologia do aplicativo criará rotas inteligentes para atender a necessidade de uma pessoa ou um grupo de pessoas, dispostas a compartilhar deslocamentos, em prol de deixar seu veículo particular em casa e colaborar com a redução de poluentes e com o trânsito da cidade.
O novo modal de transporte irá operar inicialmente com 18 Sprinters da Mercedes-Benz, com conceito de ônibus superleve, cada uma com capacidade total para 13 passageiros sentados e, a princípio, atenderá pedidos de quem queira se deslocar dentro da região do Centro, Praia de Iracema, Aldeota, Mucuripe, Varjota, Papicu, Cidade 2000, Cocó, Joaquim Távora, Fátima, Benfica, alguns principais shoppings e universidades de Fortaleza.
O Sindionibus escolheu a Via como seu parceiro de tecnologia. A Via é fornecedora e desenvolvedora líder de soluções de mobilidade compartilhada sob demanda. Possui contratos com operadores de ônibus e agências de transporte em todo o mundo, incluindo a HP Transportes no Brasil e a Arriva no Reino Unido, bem como importantes entidades de transporte público, como o metrô de Los Angeles, o Transport of London (TfL) e o Berliner Verkehrsbetriebe (BVG) de Berlim.
Vantagens do novo serviço
Todos os veículos possuem ar-condicionado, assentos acolchoados, carregadores para celular e uma identidade visual moderna. O serviço é sob demanda e cria rotas inteligentes, desviando de congestionamentos e pode usufruir da faixa exclusiva. Além de ser uma alternativa para quem deseja evitar trânsito e estacionamentos, o atendimento será personalizado com motoristas contratados e treinados. O TopBus+ também é uma ótima opção para quem está com outras pessoas que queiram ir para o mesmo destino. Nesse formato, apenas uma pessoa solicita a viagem no aplicativo e a cada pessoa que ela for acrescentando como acompanhante será cobrada apenas uma taxa, gerando assim uma economia para o grupo.
Como funciona o TopBus+
Com o aplicativo baixado e realizado um cadastro, o passageiro informa o local em que está, através de GPS, e digita o endereço pra onde deseja ir. É possível informar quantos assentos deseja reservar, para viagens com acompanhantes indo ao mesmo destino. O app mostrará o número do veículo, o nome do motorista e indicará o local de encontro que o motorista irá busca-lo. Para utilizar o serviço do TopBus+ as pessoas poderão fazer uma pequena caminhada para realizar o embarque, assim como no desembarque também poderá haver uma caminhada ou ser no próprio local de destino do passageiro. O aplicativo que indicará a área. A tecnologia desenvolvida fará com que o aplicativo crie rotas inteligentes atendendo o interesse de todos que estão compartilhando a mesma viagem. As s não terão rota fixa, nem utilizarão paradas de ônibus convencionais. O TopBus+ poderá trafegar nas faixas exclusivas, oferecendo agilidade e o conforto aos passageiros.
Preço e formas de pagamento
O valor da passagem não utilizara o critério de tarifa dinâmica, ou seja não dependerá do tamanho da procura e sim de acordo com a distância do percurso de cada passageiro. O valor mínimo será de R$3,50 e a cada quilometro a mais será cobrado uma taxa de R$1,50, para este projeto piloto. Ao solicitar a viagem a opção de pagamento deverá ser selecionada pelo aplicativo. Serão aceitos cartões de crédito e de débito.
Viagem em grupo é mais barato
Quem solicitar um TopBus+ e estiver em grupo ganhará mais economia. Ao solicitar um TopBus+, é possível informar quantas pessoas farão juntas a mesma viagem. O app irá informar o preço total que será significamente menor do que se fosse cada pessoa solicitando o serviço separadamente.
Para enfrentar grandes desafios na mobilidade urbana, como congestionamentos e emissões de carbono, é necessário encontrar novas maneiras de fornecer transportes coletivos eficientes e de baixo custo. O TopBus+ é uma nova geração de transporte público que irá atender as necessidades de deslocamento das pessoas de Fortaleza com baixo custo e qualidade.
Sobre o Sindiônibus
O Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará) foi constituído pelos empresários das empresas de ônibus de Fortaleza e Região Metropolitana para fins de estudo, coordenação, proteção e representação dos interesses da classe econômica na área de transporte coletivo. O sindicato iniciou suas atividades oficialmente em 1951 e é composto por três áreas: Consórcio Operacional (Planejamento e Operação) Vale-Transporte (Bilhetagem Eletrônica e Tecnologia) e Sede (Administrativo e Recursos Humanos). Atualmente, são 18 empresas associadas (11 empresas urbanas e 07 metropolitanas).
Sobre a Via
A Via foi escolhida por cidades e agentes de transporte em todo o mundo para ajudar a resenhar o transporte público de um sistema regulamentado de rotas e horários rígidos para uma rede sob demanda totalmente dinâmica. A Via possui cerca de 100 parcerias lançadas ou em fase de lançamento em mais de 20 países, nos cinco continentes. Para saber mais sobre a Via, visite www.platform.ridewithvia.com.
NTU