Vargem Grande Paulista anuncia tarifa zero no transporte público

Vargem Grande Paulista, cidade com mais de 50 mil habitantes, será a primeira a implementar tarifa zero no transporte municipal na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A cidade está entre os 39 municípios que compõem a RMSP, que conta atualmente com cerca de 21,5 milhões de habitantes, uma das dez regiões metropolitanas mais populosas do mundo.
Foto: Prefeitura de Vargem Grande Paulista
Como mostrou o Diário do Transporte, no final de julho de 2018 a prefeitura, após declarar estado de emergência na prestação dos serviços, determinou a intervenção no transporte de passageiros e assumiu a operação das linhas. O decreto afirmava que “o transporte coletivo urbano municipal é serviço público de natureza essencial cuja prestação não pode sofrer solução de continuidade”
O serviço de transporte no município era operado até então pela empresa Valli Transportes (Viação Adilson Lima).
Em janeiro de 2019, a empresa Polo Planejamento Ltda venceu a licitação para estudar, elaborar e assessorar a prefeitura a realizar um plano e projeto de um novo sistema de transporte público de passageiros do município.
Nesta quarta-feira, 23 de outubro de 2019, a prefeitura finalmente apresentará um novo sistema de transporte para a cidade, o programa ‘Tarifa Zero’, que será custeado pelo Fundo Municipal de Transportes.
Segundo o prefeito Josué Ramos, em declaração ao portal O Reporter Regional, os moradores não terão mais que pagar a passagem de R$3,70 da linha municipal, “pois vamos oferecer mais acessibilidade e mobilidade com ônibus de graça, sem perder a qualidade do transporte”.
Após reformular a rede de transporte público coletivo e implementar um novo sistema com mais linhas de ônibus e horários para atender a demanda, a prefeitura aposta que, apesar de gratuito, o sistema trará novo fôlego para a economia da cidade.
“Não tendo que pagar mais ônibus, os munícipes vão preferir consumir na própria cidade, dar preferência para comprar no comércio local e usar os serviços daqui. Isso movimenta a nossa economia, gera receita e renda. Todos da cidade ganham”, afirmou o prefeito.
Diário do Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.