As mudanças nos códigos das linhas urbanas de Natal – Parte II

O Portal UNIBUS RN dá continuidade à matéria que aborda as mudanças ocorridas nos códigos das linhas urbanas de Natal, iniciado no último domingo, 20 de outubro, quando mostramos os sistemas e critérios utilizados durante as décadas de 1970 e 1980, em duas organizações distintas do sistema de transporte. A mudança posterior – e que vigora, em sua maior parte, até hoje – ocorreu em 1990.
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B3

Em meados de agosto de 1990, ocorreu uma nova mudança nos códigos das linhas urbanas, ocasionada especialmente pela grande quantidade de novas linhas que surgiram, dada a combinação da alta demanda de passageiros se deslocando para os centros urbanos e o surgimento de novos conjuntos habitacionais no município. Naquele ano, Natal contava com 58 linhas de ônibus, e a sequência foi formada de 01 a 58.

Diferente do sistema anterior, de 1983,com a combinação dos códigos de acordo com a área de atuação das empresas, os novos códigos não tinham combinação de área, passando a ser formado pela sequência numérica.
Uma outra novidade foi a modificação por cores. Enquanto no sistema anterior os dois dígitos iniciais indicavam o trajeto da linha, na modificação ocorrida, era à cor da linha que dizia seu trajeto. Essa cor estava presente nas lonas dos veículos.
O esquema de cores era o seguinte:
. itinerário de cor PRETA: indicava as linhas que não passavam pelo centro;
. itinerário de cor VERMELHA: indicava as linhas da zona norte;
. itinerário de cor AZUL: indicava as linhas da zona sul;
. itinerário de cor LARANJA: indicavam as linhas de Cidade Satélite e Candelária;
. itinerário de cor VERDE: indicavam as linhas que passavam pela Rodoviária Nova.
Além disso, as linhas usavam adesivos com a sua numeração no para-brisa do lado direito do ônibus. Algumas numerações vinham acompanhadas de identificações como PRAÇA, ALECRIM, logo abaixo do número. Esses adesivos também eram da cor da linha.
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B10
Na ocasião da mudança dos códigos do sistema, a maior parte da sequência englobava linhas de uma mesma região – ainda que com destino diferente. 
Porém, como as regiões não eram devidamente agrupadas, a identificação das linhas – naquele ano – passou a ser, de fato, pelas cores, da seguinte maneira:
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B1
COR PRETA
01 – Gramoré/Cidade da Esperança
02 – Gramoré/Campus
03 – Nova Natal/Campus
04 – Amarante/Campus
16 – Pajuçara/Alecrim
17 – Gramoré/Alecrim
18 – Bairro Nordeste/Campus
26 – Soledade I/Campus
27 – Soledade I /ETFERN
28 – Nova Natal/ ETFERN
29 – Santarém/Campus
30 – Cidade da Esperança/Campus, via Candelária
31 – Cidade da Esperança/Campus, via Neópolis
32 – Cidade da Esperança/Cidade Satélite
33 – Cidade Satélite/Nova Descoberta
45 – Brasília Teimosa/Campus
58 – Redinha/Alecrim (Povão na Praia)
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B82
COR VERMELHA
05 – Igapó/Rocas
06 – Amarante/Petrópolis
07 – Soledade I/Rocas
08 – Santa Catarina/Ribeira
09 – Santarém/Rocas
10 – Nova Natal/Rocas
11 – Gramoré/Rocas
12 – Soledade I/Ribeira
13 – Redinha/Rocas
14 – Soledade I/Ribeira
15 – Pajuçara/Ribeira
22 – Felipe Camarão/Rocas
25 – Bairro Nordeste/Rocas
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B3
COR VERDE
19 – Rodoviária/Rocas
20 – Cidade da Esperança/Rocas
21 – Areia Preta/Felipe Camarão
23 – Jardim América/Rocas
34 – Cidade da Esperança/Rocas
36 – Brasília Teimosa/Nova Cidade
38 – Cidade Nova/Areia Preta
39 – Cidade da Esperança/Ribeira
40 – Mãe Luíza/Rodoviária
41 – Cidade Nova/Ribeira
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B13
COR LARANJA
35 – Candelária/Rocas
37 – Cidade Satélite/Rocas, via Praça
42 – Candelária/Rocas
43 – Candelária/Praia do Meio
44 – Cidade Satélite/Rocas, via Alecrim
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B9
COR AZUL
24 – Areia Preta/Vila São José
46 – Ponta Negra/Ribeira
47 – Santos Reis/Nova Descoberta, via Praça
48 – Santos Reis/Campus, via Alecrim
49 – Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim
50 – Neópolis/Rocas
51 – Pirangi/Rocas, via Praça
52 – Pirangi/Rocas, via Alecrim
53 – Flamboyants/Rocas
54 – Ponta Negra/Rocas, via Alecrim
55 – Ponta Negra/Alecrim
56 – Ponta Negra/Rocas (Via Costeira)
57 – Ponta Negra/Ribeira (Opcional)
Via%2BSul%2B05
Para propagar a mudança entre os usuários, o Sindicato das Empresas de Transporte do RN – SETRANS/RN, responsável pelas empresas locais à época, divulgou a tabela das linhas e o projeto da divisão por cores nos jornais da cidade, em panfletos distribuídos e em campanhas na TV local.

Anúncio Publicitário
banner%2Bnordeste
O sistema permaneceu com a ordem sequencial, incluindo, a partir dali, as novas linhas que surgiram. Pela lógica das linhas existentes em Natal, estima-se que entre 1991 e 2001, cerca de 30 novas linhas urbanas tenham surgido. A primeira nova linha surgida a partir da reforma do sistema, foi a 59 (Guarapes/Brasília Teimosa), e os códigos iam sendo direcionado às linhas de acordo com sua criação. Durante a década de 1990, a última linha a surgir neste contexto foi a 83 – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite/Conj. Pirangi.
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B17
A partir 59, novas linhas que surgiam recebiam o código na sequência
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B6 Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B2
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B71

Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B7
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B17

Mais tarde, houve ainda a implantação da 84 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro/Av. Moema Tinoco e 85 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro/Av. João Medeiros Filho, em 2007, na ocasião da inauguração da Ponte Newton Navarro.
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B4
Há, ainda, algumas numerações vazias, como a linha 80, a qual o portal UNIBUS RN não conseguiu a confirmação se chegou a existir – ou o por que não existiu, já que a sequência seguinte, 81, existe até os dias atuais. Além disso, diversas linhas urbanas foram extintas ou agrupadas nos últimos anos, deixando a sequência com espaços vazios.
Sem%2Bt%25C3%25ADtulo%2B23
Em meio aos critérios das cores das linhas, a pesquisa do Portal UNIBUS RN indica que, desde o início da implantação deste sistema, houve equívoco na operação por parte das empresas operadoras, e que permaneceram sendo utilizados de forma errada até o desuso do agrupamento por cores, o que será o recorte da próxima matéria que dará continuidade a esta temática.
Por Thiago Martins e Thiago Morais
Fotos: Acervo UNIBUS RN – Natal de Ontem / Busão de Natal / NatalBus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.