O Portal UNIBUS RN dá continuidade à matéria que aborda as mudanças ocorridas nos códigos das linhas urbanas de Natal, iniciado no último domingo, 20 de outubro, quando mostramos os sistemas e critérios utilizados durante as décadas de 1970 e 1980, em duas organizações distintas do sistema de transporte. A mudança posterior – e que vigora, em sua maior parte, até hoje – ocorreu em 1990.
Em meados de agosto de 1990, ocorreu uma nova mudança nos códigos das linhas urbanas, ocasionada especialmente pela grande quantidade de novas linhas que surgiram, dada a combinação da alta demanda de passageiros se deslocando para os centros urbanos e o surgimento de novos conjuntos habitacionais no município. Naquele ano, Natal contava com 58 linhas de ônibus, e a sequência foi formada de 01 a 58.
Diferente do sistema anterior, de 1983,com a combinação dos códigos de acordo com a área de atuação das empresas, os novos códigos não tinham combinação de área, passando a ser formado pela sequência numérica.
Uma outra novidade foi a modificação por cores. Enquanto no sistema anterior os dois dígitos iniciais indicavam o trajeto da linha, na modificação ocorrida, era à cor da linha que dizia seu trajeto. Essa cor estava presente nas lonas dos veículos.
O esquema de cores era o seguinte:
. itinerário de cor PRETA: indicava as linhas que não passavam pelo centro;
. itinerário de cor VERMELHA: indicava as linhas da zona norte;
. itinerário de cor AZUL: indicava as linhas da zona sul;
. itinerário de cor LARANJA: indicavam as linhas de Cidade Satélite e Candelária;
. itinerário de cor VERDE: indicavam as linhas que passavam pela Rodoviária Nova.
Além disso, as linhas usavam adesivos com a sua numeração no para-brisa do lado direito do ônibus. Algumas numerações vinham acompanhadas de identificações como PRAÇA, ALECRIM, logo abaixo do número. Esses adesivos também eram da cor da linha.
Na ocasião da mudança dos códigos do sistema, a maior parte da sequência englobava linhas de uma mesma região – ainda que com destino diferente.
Porém, como as regiões não eram devidamente agrupadas, a identificação das linhas – naquele ano – passou a ser, de fato, pelas cores, da seguinte maneira:
COR PRETA
01 – Gramoré/Cidade da Esperança
02 – Gramoré/Campus
03 – Nova Natal/Campus
04 – Amarante/Campus
16 – Pajuçara/Alecrim
17 – Gramoré/Alecrim
18 – Bairro Nordeste/Campus
26 – Soledade I/Campus
27 – Soledade I /ETFERN
28 – Nova Natal/ ETFERN
29 – Santarém/Campus
30 – Cidade da Esperança/Campus, via Candelária
31 – Cidade da Esperança/Campus, via Neópolis
32 – Cidade da Esperança/Cidade Satélite
33 – Cidade Satélite/Nova Descoberta
45 – Brasília Teimosa/Campus
58 – Redinha/Alecrim (Povão na Praia)
COR VERMELHA
05 – Igapó/Rocas
06 – Amarante/Petrópolis
07 – Soledade I/Rocas
08 – Santa Catarina/Ribeira
09 – Santarém/Rocas
10 – Nova Natal/Rocas
11 – Gramoré/Rocas
12 – Soledade I/Ribeira
13 – Redinha/Rocas
14 – Soledade I/Ribeira
15 – Pajuçara/Ribeira
22 – Felipe Camarão/Rocas
25 – Bairro Nordeste/Rocas
COR VERDE
19 – Rodoviária/Rocas
20 – Cidade da Esperança/Rocas
21 – Areia Preta/Felipe Camarão
23 – Jardim América/Rocas
34 – Cidade da Esperança/Rocas
36 – Brasília Teimosa/Nova Cidade
38 – Cidade Nova/Areia Preta
39 – Cidade da Esperança/Ribeira
40 – Mãe Luíza/Rodoviária
41 – Cidade Nova/Ribeira
COR LARANJA
35 – Candelária/Rocas
37 – Cidade Satélite/Rocas, via Praça
42 – Candelária/Rocas
43 – Candelária/Praia do Meio
44 – Cidade Satélite/Rocas, via Alecrim
COR AZUL
24 – Areia Preta/Vila São José
46 – Ponta Negra/Ribeira
47 – Santos Reis/Nova Descoberta, via Praça
48 – Santos Reis/Campus, via Alecrim
49 – Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim
50 – Neópolis/Rocas
51 – Pirangi/Rocas, via Praça
52 – Pirangi/Rocas, via Alecrim
53 – Flamboyants/Rocas
54 – Ponta Negra/Rocas, via Alecrim
55 – Ponta Negra/Alecrim
56 – Ponta Negra/Rocas (Via Costeira)
57 – Ponta Negra/Ribeira (Opcional)
Para propagar a mudança entre os usuários, o Sindicato das Empresas de Transporte do RN – SETRANS/RN, responsável pelas empresas locais à época, divulgou a tabela das linhas e o projeto da divisão por cores nos jornais da cidade, em panfletos distribuídos e em campanhas na TV local.
O sistema permaneceu com a ordem sequencial, incluindo, a partir dali, as novas linhas que surgiram. Pela lógica das linhas existentes em Natal, estima-se que entre 1991 e 2001, cerca de 30 novas linhas urbanas tenham surgido. A primeira nova linha surgida a partir da reforma do sistema, foi a 59 (Guarapes/Brasília Teimosa), e os códigos iam sendo direcionado às linhas de acordo com sua criação. Durante a década de 1990, a última linha a surgir neste contexto foi a 83 – Felipe Camarão/Ponta Negra, via Cidade Satélite/Conj. Pirangi.
A partir 59, novas linhas que surgiam recebiam o código na sequência |
Mais tarde, houve ainda a implantação da 84 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro/Av. Moema Tinoco e 85 – Soledade I/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro/Av. João Medeiros Filho, em 2007, na ocasião da inauguração da Ponte Newton Navarro.
Há, ainda, algumas numerações vazias, como a linha 80, a qual o portal UNIBUS RN não conseguiu a confirmação se chegou a existir – ou o por que não existiu, já que a sequência seguinte, 81, existe até os dias atuais. Além disso, diversas linhas urbanas foram extintas ou agrupadas nos últimos anos, deixando a sequência com espaços vazios.
Em meio aos critérios das cores das linhas, a pesquisa do Portal UNIBUS RN indica que, desde o início da implantação deste sistema, houve equívoco na operação por parte das empresas operadoras, e que permaneceram sendo utilizados de forma errada até o desuso do agrupamento por cores, o que será o recorte da próxima matéria que dará continuidade a esta temática.
Por Thiago Martins e Thiago Morais
Fotos: Acervo UNIBUS RN – Natal de Ontem / Busão de Natal / NatalBus