O semáforo que foi instalado na quarta-feira passada (11) na Avenida Senador Salgado Filho, na Zona Sul de Natal, foi desativado no início da noite desta sexta-feira (13). A informação foi confirmada pela Prefeitura de Natal.
A estrutura ficava nos dois sentidos da via, na altura da Igreja Universal, que fica na Rua Auris Coelho, bairro de Lagoa Nova, e dividiu opiniões dos motoristas e pedestres.
Segundo a Prefeitura de Natal, todo o projeto que envolvia a instalação desse semáforo e de outro, na Hermes da Fonseca, além da implantação de faixas de pedestre, está suspenso. A Prefeitura informou que ainda não há previsão se esse projeto seguirá em outra oportunidade ou será cancelado.
A Prefeitura informa que decidiu suspender a operação de sinalização no corredor Hermes da Fonseca/Salgado Filho para que sejam feitos novos debates com a sociedade a respeito do projeto e uma avaliação mais ampla do resultado da operação durante o período de testes.— Prefeitura do Natal (@NatalPrefeitura) 13 de setembro de 2019
A instalação do semáforo na Avenida Senador Salgado Filho rendeu polêmica. Os motoristas alegaram que a retenção de veículos no Complexo de Viadutos do Quarto Centenário, principalmente no turno da manhã, ficou maior.
Por outro lado, no primeiro dia em funcionamento, os pedestres que rotineiramente atravessam a Avenida Senador Salgado Filho julgaram boa a implantação do semáforo. Isso porque, antes, não conseguiam ir até o outro lado da rua com segurança, mesmo tendo uma faixa de pedestres pintada no chão.
A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) alegou que o semáforo estava em fase de testes, que duraria pelo menos 15 dias. E que, se houvesse mudanças, elas deveriam ser pontuais, como ajustes no tempo do semáforo e sincronia dos sinais de trânsito. A instalação, no entanto, foi desativada após dois dias.
Além da estrutura e de uma faixa de pedestres, foi instalada uma botoeira com sinal sonoro e braille.
Fonte: G1 RN