A superintendência local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RN) liberou a pista superior do viaduto de Parnamirim, próximo ao Parque Aristófanes Fernandes, na BR-101 Sul. No entanto, o retorno (pista inferior) e a passarela devem ficar prontos nos próximos 45 e 120 dias, respectivamente, informou o órgão.
Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte |
Após a conclusão dessa obra, o Dnit vai iniciar a construção das passarelas de pedestre próximo aos supermercados Atacadão e Superfácil. A instalação das duas estruturas está prevista para iniciar em 90 dias, ainda durante a instalação da passarela do Parque Aristófanes Fernandes.
Essas obras fazem parte do pacote de intervenções na BR-101, composta por outras 14 obras, orçadas em R$ 71,7 milhões. São 23 km de extensão entre Natal e Parnamirim. Além das passarelas citadas anteriormente, outras duas também estão pendentes. São as últimas quatro obras do pacote.
A passarela planejada para ser instalada próxima ao Superfácil está erguida, mas paralisada por problemas burocráticos. Segundo o Dnit, é necessário relocação da rede de energia por parte da Companhia Energética do RN (Cosern), que alega necessidade de desapropriação de terreno e demolições no local.
Além das obras inacabadas, reportagem da TRIBUNA DO NORTE publicada em março deste ano identificou uma série de trechos onde as obras, apesar de consideradas concluídas, possuem restos de concreto, estruturas inconclusas, problemas causados por paradas de ônibus sem recuo e falta de sinalização.
Um contingenciamento de recursos financeiros do Ministério da Infraestrutura, órgão o qual o Dnit é subordinado, pode afetar a conclusão restante do pacote de obras. O órgão informou que tem disponível somente R$ 2 milhões de recursos financeiros, mas que novos recursos devem ser liberados “em setembro próximo”. O Ministério da Infraestrutura teve mais de R$ 4 bilhões bloqueados em abril deste ano, mas, no fim de julho, o Governo Federal liberou R$ 60 milhões do Ministério. O orçamento total chega a R$ 6,6 bilhões, aproximadamente.
O objetivo das obras na rodovia federal é transformar um trecho de 14 km em via expressa, eliminando semáforos e retornos que causavam lentidão no trânsito em ambos sentidos. Segundo dados do Dnit, a previsão é que a velocidade média dos veículos que trafegam entre Natal e Parnamirim passe de 60 km/h para 80 km/h. A capacidade de tráfego deve aumentar de 12 mil veículos, por faixa, para 20 mil
Tribuna do Norte