A Marcopolo promoveu, no final do mês de maio, em Recife, PE, na Polobus, representante da marca, mais uma edição do seu programa de treinamento voltado para as equipes técnicas e os motoristas das empresas operadoras de transporte rodoviário e urbanos. Com a presença de 132 profissionais, o objetivo foi colaborar para tornar a utilização e operação dos ônibus Marcopolo ainda mais eficientes, reduzindo as ocorrências e o tempo dos veículos parados.
Foto: Júlio Soares |
Segundo Belmir Antônio Contin, diretor da Polobus, o programa de treinamento foi dividido em quatro dias, dois focados nos clientes do segmento rodoviário, e dois, nos operadores urbanos. Foram ensaios e apresentações sobre detalhes dos produtos em aspectos mecânicos (carroceria) e elétricos, para o pessoal técnico, e treinamento para a melhor operação e condução do cockpit e cabine, para os motoristas.
“Para que os nossos clientes possam alcançar a máxima eficiência dos produtos é fundamental que suas equipes técnicas conheçam profundamente cada detalhe dos veículos. Assim, vão ganhar tempo e qualidade na manutenção e na correta operação dos ônibus”, esclarece Belmir Contin. “Esses profissionais vão também replicar todo esse conhecimento em suas próprias empresas, funcionando como verdadeiros disseminadores de boas práticas”.
De acordo com Belmir Contin, quanto mais as paradas não programadas forem eliminadas, quer por problemas que possam ser evitados, como operação inadequada, menor será o custo para o operador de transporte. “O tempo do veículo parado é, hoje, um dos maiores custos das empresas. Queremos também tornar mais rápidas e eficazes as manutenções corretivas e preventivas realizadas pelas equipes de manutenção dos clientes”, enfatiza.
Programa Marcopolo de treinamento de clientes
O programa Marcopolo de treinamento de clientes é realizado uma vez por ano, sempre em parceria com a sua rede de representantes, que possuem estrutura e equipamentos específicos para as atividades, sem a necessidade de deslocamento à fábrica, em Caxias do Sul. Com isso, o cliente ganha tempo, pode proporcionar o treinamento a um número maior de funcionários e assim ampliar a integração, aperfeiçoando os conhecimentos das equipes técnicas nos produtos da marca. O treinamento é ministrado por um técnico especialista da Marcopolo e não tem custo para o cliente, a não ser o de deslocamento até as instalações da fabricante.
Segundo Leandro Sodré, gestor de Rede Marcopolo, a empresa desenvolve programas contínuos de capacitação da equipe de representantes para prestar atendimento de alto padrão aos seus clientes. “Acreditamos muito que, por intermédio do nosso programa de treinamento, o cliente maximiza os benefícios e diferenciais dos nossos produtos, que são projetados para garantir aos operadores, o melhor retorno do investimento”, explica.
Secco Consultoria de Comunicação