O que já é comum nas viagens aéreas chega finalmente ao setor rodoviário. Embarcar portando apenas o celular já é uma realidade para os passageiros de ônibus da Viação Águia Branca, a primeira a implantar o “embarque eletrônico” via passagem digital.
Embarque é validado através de aplicativo desenvolvido exclusivamente para a passagem digital – Foto: Divulgação/Diário do Trasporte |
A novidade começou no dia 8 de abril de 2019, e inicialmente alcança três estados do nordeste brasileiro: Alagoas, Recife e Sergipe. A Águia Branca promete estender em breve a passagem digital para todas as regiões atendidas pela empresa.
Com a funcionalidade, os passageiros não precisam mais passar no guichê para retirar a passagem quando a adquirem pelo site, por aplicativo ou ainda pelo serviço televendas da Águia Branca.
“A passagem digital facilita e agiliza o processo de embarque, que está mais moderno, rápido e fácil”, informa a empresa em comunicado à imprensa.
Além do celular, o cliente tem a alternativa de imprimir seu “cartão de embarque” com QR Code em sua própria casa, em totens de autoatendimento da Águia Branca ou até mesmo em uma das agências da viação.
Isso feito, o embarque é validado pelo motorista através do aplicativo desenvolvido exclusivamente para a passagem digital.
Os primeiros passageiros que tiveram acesso à novidade citaram as vantagens do sistema, como não precisar passar no guichê para retirar o bilhete, nem para fazer o pagamento da taxa de embarque, o que antes só podia ser feito em dinheiro na agência.
Outra vantagem do passageiro é que não há mais risco de perda ou esquecimento da passagem. Uma vez no celular, tudo fica mais cômodo e tranquilo.
PIONEIRISMO
No comunicado distribuído à imprensa, a Águia Branca destaca seu pioneirismo, lembrando ter sido a primeira a vender a modalidade “passagem eletrônica” em 1987.
Em 1998, a viação afirma ter sido a primeira a utilizar a impressora de cupom fiscal no transporte rodoviário de passageiros no país.
“A Águia Branca tem buscado sempre tecnologia a bordo para proporcionar a melhor experiência de viagem a seus clientes, tanto de segurança e conforto, quanto de entretenimento, oferecendo filmes, séries e músicas através do aplicativo ‘Curta Viagem!’, além de tomadas USB individuais para o carregamento de celular”, informa a empresa.
Fundada em 1946, a Águia Branca deu origem ao Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados empresariais de transportes e logística do País.
Hoje, a “Divisão Passageiros” do Grupo Águia Branca é formada pelas empresas Viação Águia Branca S/A, Viação Salutaris e Turismo S/A e a mais recente Expresso Brasileiro Viação Ltda, com operação no eixo Rio de Janeiro x São Paulo, esta última com operação desde setembro/2017.
A Águia Branca transporta mais de 10 milhões de passageiros por ano em sua frota de 800 ônibus, e atende aproximadamente 700 localidades por 348 linhas regulares entre os estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Rondônia.
Diário do Transporte