Os cobradores de ônibus interessados em iniciar uma nova carreira como motorista profissional têm, agora, mais uma oportunidade para se prepararem. O projeto Qualificação Profissional para Cobrador no Transporte Coletivo de Passageiros está com inscrições prorrogadas até o dia 18 de abril, às 17h (horário de Brasília). A procura tem sido um sucesso. Com isso, o SEST SENAT decidiu ampliar a oportunidade para que mais cobradores possam participar. Não fique de fora!
Foto: Ilustração Arquivo/UNIBUS RN |
As inscrições podem ser feitas pelo site. Os cursos serão realizados em 46 unidades operacionais da rede, totalizando a oferta de 9.000 vagas em 2019. Integralmente gratuito, o projeto possibilita ao participante mudar a categoria da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de B para D.
Também sem custos, serão ministrados os cursos Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros (resolução n.º 168/2004) e Aperfeiçoamento de Motorista para o Transporte de Passageiros (Simulador de Direção).
A participação no projeto está condicionada à regularidade do cadastro da empresa onde o candidato trabalha junto ao SEST SENAT. A empresa deve ter como atividade econômica principal o transporte e deve atuar no transporte coletivo de passageiros.
O candidato precisa, ainda, comprovar o vínculo empregatício na função de cobrador de ônibus; possuir CPF; e enquadrar-se nas regras do Contran quanto aos requisitos de tempo de CNH para realizar a mudança de categoria.
Nos últimos anos, muitas empresas de transporte passaram a operar com bilhetagem eletrônica, reduzindo as possibilidades de atuação dos cobradores. Sensível a essa transformação, o SEST SENAT encoraja a qualificação e o reposicionamento desses profissionais. “O transporte está mudando, e o SEST SENAT acompanha esse movimento, preparando a força de trabalho para o futuro do setor”, afirma a diretora-executiva nacional da instituição, Nicole Goulart.
Saiba mais: clique aqui
Agência CNT de Notícias