A renovação das frotas de ônibus urbanos, impulsionada pelas correções das defasagens tarifárias em várias cidades, e a retomada do mercado de fretamentos e ônibus rodoviários deverão aquecer o segmento de ônibus em 2019. A previsão é da Scania, que estima para este ano um incremento de 15% nas vendas em comparação a 2018, na faixa acima de 8 toneladas. No segmento dos ônibus rodoviários, no qual é vice-líder, a previsão de alta é de 20%.
Ônibus urbano com chassi SCANIA – Foto: Ilustração/UNIBUS RN |
As projeções foram divulgadas pelo vice-presidente de Operações Comerciais da Scania no Brasil, Roberto Barral, no evento Perspectivas 2019, realizado no dia 20 de fevereiro deste ano.
No acumulado do ano passado, na faixa de atuação da Scania (acima de 8 toneladas de capacidade de carga) a indústria emplacou 12.808 ônibus contra as 10.556 de 2017, num aumento de 21,3%. “A Scania cresceu 45,6%, portanto mais do que o dobro do mercado”, comemora o gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil, Alan Frizeiro. O segmento urbano acima de 8 toneladas foi responsável por 9.488 unidades, uma alta de 10,8% em comparação à 2017. A Scania cresceu mais do que o mercado com 18,4%, com 58 chassis contra os 49 de 2017 e participação de 0,6%.
“Estamos convictos de que o ano trará grandes negociações. Os melhores indicadores macroeconômicos e o ambiente muito mais otimista por parte do empresariado nos anima a registrar outro volume expressivo”, afirma. Frizeiro destaca as novas oportunidades no segmento urbano. “Nossas análises levam em conta as várias licitações de sistemas pelo Brasil, singularmente a de São Paulo, e as melhorias em mobilidade urbana que impulsionarão os operadores a retomar os níveis usuais de renovação de frotas.” A licitação de São Paulo, que está em andamento, deve envolver uma frota de 13.500 ônibus.
Roda de diálogos
Os desafios para o segmento de ônibus foram também tema de debate entre empresários e executivos no Perspectivas 2019 da Scania. O encontro contou com as presenças de Maurício Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso e do Sindicato das Empresas de Ônibus e Região Metropolitana (Setransp), de Curitiba, e de Fernando Guimarães, do Grupo JCA.
Gulin anunciou a aquisição de seis ônibus biarticulados da Scania para a Cidade Sorriso como parte do programa de renovação de 157 veículos da frota. Foi a primeira venda de biarticulados da Scania no Brasil. O empresário também anunciou que a Cidade Sorriso vai testar o ônibus Scania movido a gás natural veicular. “Ficamos quatro anos sem reajuste. Agora os contratos retomaram o equilíbrio econômico-financeiro, o que possibilita a renovação da frota”, afirmou.
Maurício Gulin comentou também sobre o novo momento vivido pelo transporte público de Curitiba, que já foi referência internacional, mas ficou muitos anos sem investimentos em infraestrutura. A criação de faixas exclusivas para ônibus e a reformulação das estações tubo (do sistema BRT) são medidas positivas que estão atualmente na pauta da gestão municipal.
NTU