Transportes: Litorânea passa a operar linha P em Parnamirim, e linhas 13 e 25 se unirão em Natal

O sistema de transporte da Grande Natal conta com duas modificações. Nas operações da região metropolitana, desde o último sábado, 01 de dezembro, a empresa Litorânea passou a operar a linha P – Parnamirim/Ponta Negra. O trajeto era de responsabilidade da empresa Trampolim da Vitória, juntamente ao sistema opcional. De acordo com informações apuradas pelo Portal UNIBUS RN, a mudança ocorre por uma determinação do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) em punição à empresa Trampolim da Vitória, que teria aumentado a frota da linha irregularmente, operando a “P” com mais veículos que o permitido pelo órgão.
Linha P operada pela empresa Litorânea
Como punição, a operação da linha “P” no mês de dezembro foi repassada a outra empresa do sistema metropolitano – a Litorânea. A empresa, porém, pertence ao mesmo grupo empresarial da Trampolim da Vitória, inclusive disponibilizando o mesmo sistema de bilhetagem eletrônica, o RN Card. Também houve mudança nos veículos opcionais que operam a linha “P”, com a alteração de veículos.
A linha “P” é uma das poucas opções de transporte público direto entre o município de Parnamirim e a praia de Ponta Negra, em Natal, com o mesmo sistema de bilhetagem eletrônica – além dela, a única opção é o Circular – Nova Parnamirim/Ponta Negra, que utiliza o NatalCard como sistema de bilhetagem eletrônica e tem sua operação restrita entre Ponta Negra e o bairro de Cidade Verde, sem se estender até o centro de Parnamirim.
Há quatro meses, surgiu a promessa de uma nova linha, do Parque Industrial até Ponta Negra, mas o início da nova operação ainda não se concretizou.
Como consequência da alta demanda e os poucos ônibus ofertados – apenas 4 veículos, sendo 2 de grande porte da Trampolim, e 2 micros do sistema opcional “E2” – os veículos circulam com imensa lotação e são motivos de constantes reclamações e pedidos de aumento de frota pelos usuários. Apesar das solicitações de quem utiliza a linha, o órgão gestor do sistema de transporte metropolitano, o DER/RN, não autoriza o aumento da “P”.
13-25 será nova união de linhas urbanas
Arquivo/UNIBUS RN
Já em Natal, uma nova união de linhas deverá ocorrer no sistema de transporte. Os trajetos das linhas 13A (Redinha/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro) e 25 (Bairro Nordeste/Petrópolis) vão ser unificados, se tornando 13-25 – Redinha/Bairro Nordeste.
A unificação entrará em vigor na próxima segunda-feira, 10 de dezembro, e terá seu trajeto saindo da Redinha pela Ponte Newton Navarro, atendendo o centro de Natal e a Praça Cívica, e seguindo em direção ao bairro Nordeste. Já na volta, a linha tem o atual trajeto da linha 25, se unindo ao da linha 13B no centro da cidade, seguindo para a Redinha pela Ponte Newton Navarro.
A unificação deverá extinguir a divisão da linha 13, que atualmente opera como 13A (Redinha/Petrópolis, via Ponte Newton Navarro) e 13B (Redinha/Petrópolis, via Ponte de Igapó) com trajetos inversos uma a outra. Já as operações nos domingos e feriados permanecerá inalterada: a 13 não circula, enquanto a linha 25 se unirá, como já ocorre atualmente, à linha 19 (Rodoviária/Ribeira), formando a linha 19-25.
A frota da nova linha contará com 5 veículos.

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