Em um curto tempo de observação nas vias onde há faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa foi possível flagrar a circulação de veículos de passeio e motos sem autorização expressa para trafegar nesses trechos. De 1º de janeiro a 22 de setembro deste ano foram registradas 7.216 multas aplicadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) pelo uso indevido dos espaços de tráfego exclusivos para ônibus. Isso representa uma média de 27 irregularidades cometidas por dia.
Ilustração/UNIBUS RN |
Em março de 2016, a Semob- JP liberou o uso das faixas exclusivas de ônibus para os taxistas com passageiros. A decisão foi tomada em virtude de uma reivindicação da categoria e usuários do transporte que ficavam, principalmente nos horários de rush, presos nos congestionamentos, acarretando em um gasto maior no pagamento da viagem. O trafego desse grupo foi liberado para a utilização em qualquer horário e dia da semana.
Conforme a Superintendência, ainda podem circular os veículos de resgate, combate a incêndio, ambulâncias, viaturas policiais e operações de trânsito caracterizados se estiverem em serviços de urgência ou atendimento na via, com sinalização sonora e iluminação intermitente.
No entanto, nos domingos e feriados é liberado a utilização das faixas exclusivas de ônibus por parte dos veículos particulares sem risco de multa, tendo em vista a publicação da portaria 120/2017 assinada ano passado.
PB Agora