Tecnologia: Sorocaba (SP) anuncia novidades no sistema de bilhetagem eletrônica com QR Code e biometria facial

A cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo, anunciou neste sábado, 24 de novembro de 2018, que o sistema de bilhetagem eletrônica das linhas de ônibus municipais passará a contar com a possibilidade de pagamento de passagem e recarga pelo celular por intermédio do aplicativo Cittamobi, da empresa de tecnologia Cittati.

O “passe social” deixa de ser vendido e no lugar passa a ser comercializado o bilhete com QR Code (código bidimensional) vendido nos terminais de ônibus e nas unidades da “Casa do Cidadão” A passagem também pode ser comprada pelo celular e o código baixado no aparelho.
Com o celular ou tíquete impresso, o passageiro aproxima o código do leitor eletrônico que fica no validador da catraca.
Após o uso, o código não vale mais e o papel deve ser descartado ou a imagem apagada do celular.
A bilhetagem também passa a contar com sistema de biometria facial para pessoas com descontos ou gratuidades totais no valor da passagem, como idosos e estudantes.
Toda a vez que um passageiro com estes benefícios passar pelas catracas dos ônibus vai ter o rosto fotografado várias vezes. A imagem será comparada eletronicamente com o banco de dados da Urbes, empresa gerenciadora dos transportes.
Caso seja detectada a possibilidade de fraude pelos computadores, a imagem passa por uma conferência manual e, se constatada, o cartão é bloqueado até o esclarecimento por parte do passageiro.
As fraudes, segundo a Ubes, acabam encarecendo o custo dos transportes, o que impacta no valor das tarifas.
O novo sistema já está em vigor e gradativamente substitui a bilhetagem antiga.
O valor da tarifa continua em R$ 4,20 mesmo com as mudanças.
Diário do Transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.