Lançado pela encarroçadora Ciferal no ano de 1999, o Turquesa tinha características que o tornavam bem parecidos com seu “primo”, o Torino 1999 – este, fabricado pela Marcopolo. Na verdade, no lançamento de ambas as carrocerias, a Marcopolo já era detentora de ações da Ciferal (concretizando sua compra total em 2001). O Turquesa era apresentado, então, como uma opção mais simples e mais barata ao Torino, agradando empresários do segmento de transporte, ao mesmo tempo que contribuiu com a recuperação da marca Ciferal – que enfrentou grave crise financeira ao longo dos anos 1990.
Na Grande Natal, o Turquesa esteve presente na frota de três empresas: Cidade das Dunas, Nossa Senhora da Conceição e Trampolim da Vitória. Das três, porém, apenas a Cidade das Dunas teve o modelo comprado direto da fábrica – a empresa já era cliente da Ciferal desde seu lançamento, em 1996, quando teve diversas unidades do GLS BUS, modelo fabricado naquela época.
Dois ônibus do modelo Turquesa fizeram parte da frota da Dunas, ambos com chassi Mercedes-Benz OF 1721. Eles foram os primeiros veículos do modelo a fazer parte da frota potiguar – e também foram os primeiros a deixar a frota, em 2007.
Enquanto os da Cidade das Dunas deixavam a frota, a empresa Nossa Senhora da Conceição trazia ônibus do modelo Turquesa para a frota local. Foram os últimos Turquesas que vieram para a frota potiguar, em 2007, se unindo a outras unidades do modelo que já faziam parte da frota da Conceição. Alguns veículos, inclusive, foram reformados, tendo a porta de desembarque modificada para o meio do veículo, perdendo também o posto do cobrador.
Toda a frota de Turquesa da Conceição, foi comprada usada do Rio de Janeiro. Os veículos eram curtos, montados em chassis Mercedes-Benz OF 1417, e permaneceram em operação até meados de 2012.
A presença dos Turquesas na empresa Trampolim da Vitória, que opera linhas na região metropolitana de Natal, também teve contexto semelhante à Conceição: todos os ônibus daquele modelo presentes na frota da Trampolim foram comprados usados do Rio de Janeiro. As semelhanças também estão na escolha do chassi: Mercedes-Benz OF 1417, em configuração curta.
Ao longo dos anos 2000, quando estiveram presentes na frota da Trampolim, eles operaram diversas linhas da empresa. Os últimos veículos deixaram a frota da Trampolim em 2010.
Fotos: Acervo UNIBUS RN